logo RCN

Ensino fundamental sobre responsabilidade do município

Município de Celso Ramos aderiu ao projeto de municipalização da educação referente as séries correspondentes ao ensino fundamental.

 O convênio de número  17246/2011-4 foi assinado pela administração municipal juntamente com a secretária de educação  Graziele Guarda de Mattia, no dia 12 de dezembro de 2011, em Florianópolis e contou com as presenças do então secretário de educação do estado Marcos Antônio Tebaldi e do secretário de desenvolvimento Regional de Campos Novos, Alcides Mantovani. Esse convênio tem por objetivo atender todo o ensino fundamental do município por meio da implantação do programa de parceria educacional entre o estado e o município.

O município passa a atender 42 alunos referentes as séries iniciais do ensino fundamental e 127 alunos dos anos finais vindos da Escola de Educação Básica José Cesário Brasil. Nesse primeiro momento esse alunos continuam utilizando o espaço físico da escola estadual devido a falta de espaço físico por parte do município, porém no segundo semestre a situação já estará regularizada com a construção de novas salas junto ao Núcleo Municipal Rafaela Pizette Suppi.
Para a secretária de educação Graziele de Mattia esse é um avanço muito positivo para o município.  A decisão de municipalizar foi bem pensada. “Nós que procuramos a implantação da municipalização e sentimos que os pais estão contentes”, comentou. O município já repassou material didático a todos os alunos e em breve estará entregando o uniforme escolar. 
A educação também será contemplada com um ônibus de 59 lugares através do programa Caminho da Escola, que será entregue em breve ao município. Também  foi adquirido um veículo Kombi com capacidade de 15 lugares que irá suprir as necessidades no município.De acordo com a secretária a educação de Celso Ramos está bem organizada, com preocupação na qualificação dos professores, transporte e material de qualidade.
Ainda com relação ao transporte  escolar foi criado  a lei municipal de Zoneamento Escolar. Devido ao grande número de alunos que utilizavam o transporte escolar causando super lotação, muitos desses deixavam  os núcleos perto das residências nas localidades para virem estudar no centro, sendo que esses núcleos possuem toda a estrutura para bem recebê-los. Com a lei esses alunos passaram a frequentar os núcleos, desafogando o transporte escolar. O município conta com quatro núcleos municipais e uma escola em período integral. O núcleo Rafaela Suppi trabalha com período integral, atendendo alunos desde o maternal até o 8º ano. Os núcleos do interior também contam com atividade integral em um dia da semana, onde são  ministradas aulas de inglês e outras atividades.
Na educação também está sendo elaborado o Plano Municipal de Educação, o qual pretende ser concluído até o segundo semestre deste ano. Este plano é um planejamento em longo prazo para a educação do município. Através da elaboração e conclusão desse plano, o qual será repassado para o estado e ao governo federal, será criado um plano nacional de educação, de acordo com os dados levantados pelos municípios e pelos estados. O plano conta com apoio da Unoesc e envolve os sete municípios da Amplasc.  Os professores efetivos da rede municipal de ensino participaram de cursos de capacitação com carga horária de 40h. O término está previsto para o final do mês de março. 
Conheça o espaço  Vida Saudável Anterior

Conheça o espaço Vida Saudável

Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a hepatite B Próximo

Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a hepatite B

Deixe seu comentário