Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a hepatite B
O Ministério da Saúde ampliou o grupo da faixa etária de vacinação contra a hepatite B de 20 a 24 anos para até 29 anos, a partir de janeiro deste ano.
A vacinação encontra-se disponível gratuitamente nas 1.051 salas da rede pública de saúde, distribuídas em todo o Estado e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). O motivo dessa ampliação é em decorrência da vulnerabilidade à doença apresentada nessa faixa etária. O objetivo, para este ano, é alcançar uma cobertura mínima de 95% da população alvo com homogeneidade em todos os municípios.
A vacina de hepatite B vem sendo implantada gradativamente no Brasil pelo Programa Nacional de Imunização desde o ano de 1989. Em Santa Catarina, 8.269 pessoas possuem o vírus. A vacinação contra hepatite B iniciou no ano de 1994, pela região Oeste, em função do maior número de ocorrências, onde Chapecó se destaca com o registro 2.292 casos.
A hepatite pode se desenvolver de forma assintomática ou sintomática. Para evitar que a doença se torne crônica, é importante a detecção precoce e fazer o tratamento adequado. Os indivíduos infectados com o vírus da hepatite B tem de 5 a 10% de chances de a doença virar crônica. Caso a infecção ocorra durante a gestação ou parto, a chance de cronificação é de 85% e a manifestação da hepatopatia crônica bem mais precoce. Metade dos casos crônicos evolui para doença hepática avançada (cirrose e/ou carcinoma hepatocelular).
Para o diretor da Vigilância Epidemiológica, Luis Antônio Silva, a maior estratégia para vencer esta epidemia silenciosa, além do uso do preservativo, será a intensificação da vacina contra hepatite B. "Essas medidas são as mais seguras e eficazes na prevenção da doença, que tem como maior fator de risco a transmissão sexual (50%)," declara Silva. "No entanto, é preciso esforços para a vacinação dos adolescentes e adultos até 29 anos, com o objetivo de alcançar coberturas vacinais adequadas e homogêneas", observa.
Deixe seu comentário