logo RCN

Fisioterapia: A profissão que renova o bem-estar e a saúde

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. 
O encanto pela Fisioterapia surgiu ao ir conhecendo mais sobre essa profissão. Assim descreveu a jovem natural de Anita Garibaldi, Dhieniffer Ribeiro Correa, que, aos 23 anos, atua como fisioterapeuta no município de Abdon Batista. A filha de João Carlos Correa e Marta Ap. Ribeiro Correa, iniciou a formação em 2012, na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, em Lages, e nessa entrevista relata sobre o que a Fisioterapia representa para ela, bem como a importância dos profissionais e dessa ciência para a saúde e bem-estar das pessoas.

Correio dos Lagos - Porque a escolha pela Fisioterapia?

Dhieniffer Ribeiro Correa - Eu sempre pratiquei esporte, sou apaixonada pelo vôlei, e quando era pequena, pensava em ser Educadora Física, porém, fui crescendo, conhecendo um pouco mais de cada profissão e me encantei pela Fisioterapia. Por ser uma profissão linda que visa ajudar o próximo, proporcionando uma melhor qualidade de vida, sempre. 

Correio dos Lagos - Como analisa a importância da Fisioterapia no contexto da saúde?
Dhieniffer - O fisioterapeuta é o profissional qualificado para realizar avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes que sofrem distúrbios cinéticos funcionais, atuando, também, na promoção e prevenção destes. Não havendo restrições de faixas etárias para ser realizada intervenção fisioterapêutica. Portanto, a Fisio é fundamental quando se fala em saúde, pois é capaz de melhorar a mobilidade, aliviar a dor, prevenir lesões e recuperar as funções perdidas, objetivando sempre a melhora da qualidade de vida de cada pessoa. 

Correio dos Lagos - Quais são as áreas de atuação da Fisioterapia?
Dhieniffer - Muitas pessoas associam a Fisio apenas à reabilitação de pessoas que sofreram algum tipo de lesão, porém, além da reabilitação, é importante para a promoção de saúde e prevenção de disfunções, tanto num âmbito ambulatorial quanto hospitalar. Abrangendo várias áreas de intervenção, que vai além da ortopedia, como a fisioterapia respiratória, cardíaca, neurológica, oncológica, uroginecológica, fisioterapia aquática,    desportiva e também a fisio dermatofuncional, dentre outras.

Correio dos Lagos - Qual a sua área específica de atuação hoje em dia? Porque a escolha pelo município de Abdon Batista?
Dhieniffer - Atualmente estou trabalhando na atenção básica, onde tenho participação nas ações de planejamento de promoção de saúde, através de campanhas e educação em saúde, prevenção de doenças por meio de orientações, bem como na reabilitação dos pacientes. Trabalho em Abdon Batista porque no início deste ano fiz o concurso público e passei. Hoje estou muito feliz e realizada aqui, trabalhando junto com essa equipe de profissionais muito bem qualificados e competentes. Sem contar que criei raízes por aqui!   

Correio dos Lagos - O que mais lhe encanta nessa profissão?
Dhieniffer - Sem sombra de dúvidas, ver a expressão de felicidade estampada no rosto dos pacientes a cada melhora alcançada. Poder acompanhar a evolução de cada um é muito satisfatório e recompensador. Quando o paciente chega até você e fala que agora ele consegue fazer o que não conseguia antes, ou que permaneceu sem uso de remédios por longos períodos, é muito gratificante. A cada sessão ser recebida por sorriso e abraço de gratidão não tem preço.  Isso só me fortalece e permite que eu dê o melhor de mim a cada dia. Tenho certeza que estou na profissão certa. 

Correio dos Lagos - Na sua visão, quais os desafios que desvalorizam ou dificultam o trabalho dos fisioterapeutas?
Dhieniffer - Muitos profissionais insistindo em cobrar um valor abaixo do referencial permitido por cada sessão, além de não oferecer um atendimento/intervenção de qualidade para os pacientes. 

Correio dos Lagos - Para o futuro, o que almeja como fisioterapeuta? 
Dhieniffer - Pretendo me estabilizar e abrir o meu consultório, trabalhar muito, crescer e ser reconhecida profissionalmente, acredito que é o que todos almejam. 

Correio dos Lagos - Como define a importância da família no seu contexto profissional?
Dhieniffer - Posso afirmar que sem a minha família, nada seria possível. Mesmo às vezes não concordando com alguma de minhas escolhas, sempre me incentivaram e me apoiaram. Tudo que sou e conquistei até hoje, é devido aos meus pais. Sou e serei eternamente grata pela família que tenho.

 

Ação Outubro Rosa emocionou a comunidade pinhalense Anterior

Ação Outubro Rosa emocionou a comunidade pinhalense

A luta contra o Câncer de Mama com otimismo e fé Próximo

A luta contra o Câncer de Mama com otimismo e fé

Deixe seu comentário