logo RCN

Gripe A já faz vítimas em Santa Catarina

14 casos já foram confirmados no estado

A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Ela apresenta formas mais e menos graves e constitui em diferentes problemas que apesar de inter-relacionados necessitam de atendimentos específicos dependendo da gravidade.
A campanha de vacinação contra a gripe no país tem data agendada para iniciar no dia 30 de abril, porém, devido a antecipação no aparecimento de casos, apresentando quatro mortes pela gripe A em Santa Catarina, nesses três primeiros meses do ano de 2016, a Secretaria de Saúde do Estado buscou a antecipação da vacinação contra a gripe A. O Ministério da Saúde confirmou na segunda - feira (28) o envio de três remessas da vacina que protege contra o vírus influenza A e B e assim que chegarem no estado serão distribuídas aos municípios.
O estado catarinense é o segundo que apresenta quadros mais deliciados da doença, ficando atrás somente do estado de São Paulo. As mortes em Santa Catarina pela gripe A aconteceram em Blumenau Guaramirim e Brusque, sendo que 14 casos já foram confirmados de gripe A, destes, 8 são de Blumenau. As outras cidades que apresentam pessoas com a doença são: São José, na Grande Florianópolis, Guaramirim, no Norte, e Tubarão, no Sul. Todos os pacientes que apresentam a doença são adultos, com idades variadas.
Os grupos prioritários que irão receber as doses da vacina são crianças menores de 5 anos, gestantes, mães que tiveram filhos recentemente, idosos, indígenas, trabalhadores de saúde e doentes crônicos. Não deve ser tomada pelos alérgicos a ovo.

Prevenção
- Lave sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Use lenço descartável para a higiene do nariz;
-  Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir, com antebraço ou lenço (evitar mãos);
- Evite tocar as mucosas de olhos, nariz e boca;
- Lave as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
-  Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
- Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
- Oriente o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.

Sintomas parecidos com a Dengue
No verão o assunto que preocupou a população foi a Dengue e com a chegada do outono e inverno, as gripes merecem a atenção. Os sintomas da Gripe, Dengue, Zika ou Chikungunya são muito parecidos. A febre, que pode ser alta, dor de cabeça, dores pelo corpo, muito cansaço, sonolência, ausência de apetite, dor nos olhos, sensação de congestão, náuseas, vômitos e dores nas articulações fazem parte dos sintomas dessas viroses.
No entanto, estas viroses têm, além destes sintomas comuns, particularidades clínicas específicas, muitas vezes difíceis para diferenciar, que assim se caracterizam: 
 - Gripe A H1N1: os sintomas de congestão são mais expressivos como congestão e coriza nasal, que pode ser clara ou purulenta, espirros, tosse seca ou com catarro e muita dor de garganta. Pode ocorrer também dor de ouvido. A dor de cabeça é muito comum, especialmente quando a movimentamos.
 - Dengue: na dengue os sintomas congestivos são menos expressivos. Quase não há coriza nem tosse. Mas há muita dor de cabeça e uma dor característica atrás dos olhos. Predominam a intensa sensação de cansaço e as dores pelo corpo todo. Podem surgir manchas vermelhas leves pelo corpo.  
 - Dengue hemorrágica: o quadro é bem mais intenso. Predominam a sensação de desconforto e os sinais de sangramento. O nariz, a boca e as gengivas podem sangrar. Podem surgir manchas roxas pelo corpo. Pode ocorrer uma dor abdominal muito forte, contínua, que não melhora com nada. A pele fica fria e pálida.
 - Zika: de todas é a que tem sintomas mais leves na fase aguda. Tanto assim que pode passar despercebida, apenas como um quadro de desconforto sutil. Há poucos sintomas de congestão nasal, tosse ou dor de garganta.  As manchinhas vermelhas espalhadas pelo corpo são bastante características. Estas manchinhas podem coçar, assemelhando-se a uma alergia. Os olhos também podem ficar vermelhos e coçar um pouco.
 - Chikungunya: os sintomas congestivos, como a Dengue e a Zika, são menos predominantes.  As dores articulares é que são mais características. Acometem principalmente as articulações dos pés, tornozelos e pulsos. Além da dor, as articulações podem ficar inchadas e vermelhas. Estes sintomas articulares podem durar semanas ou meses.
Os sintomas são parecidos, portanto, no aparecimento de qualquer sintoma o mais indicado é procurar a Unidade Básica de Saúde e não se automedicar. A prevenção é o melhor remédio, portanto siga as dicas e mantenha uma vida saudável para você e sua família.

Secretaria de saúde de Cerro Negro sob nova coordenação Anterior

Secretaria de saúde de Cerro Negro sob nova coordenação

Por uma nutrição diferente! Próximo

Por uma nutrição diferente!

Deixe seu comentário