Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Grupo de diabéticos realiza encontros mensalmente
Diabéticos recebem orientações durantes os encontros
As terças e sextas - feiras da primeira semana de cada mês são dedicadas aos cuidados do Diabetes na Unidade Básica de Saúde Clóvis Cechin em Anita Garibaldi. Nesses dias acontecem os encontros com o grupo de diabéticos, oportunidade em que são realizadas palestras com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde através da Estratégia Saúde da Família - ESF e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF.
O grupo é formado por 60 participantes e começou em abril de 2016. "Nestes encontros são abordados vários temas, realizado o teste de glicemia e entregue material de controle para o participante", explica Erislaine Ribeiro da Luz, psicóloga da Secretaria de Saúde.
No último encontro foi abordado pela fisioterapeuta Bianca Neves o tema: "Neuropatia diabética", que consiste em uma alteração dos nervos periféricos presente no corpo ocasionada por complicações do diabetes. Os participantes fizeram muitos questionamentos, pois reconheceram os sintomas. "Optamos por abordar este tema, pois a neuropatia manifesta-se de forma silenciosa e avança lentamente, confundindo-se com outras doenças. Quando a pessoa se dá conta que tem alguma coisa errada nos seus movimentos é quando a neuropatia, geralmente nas pernas, já está instalada", explica Bianca.
O histórico do paciente, associado a exames físicos e sintomas permite a identificação da neuropatia e a intervenção profissional precoce. É muito importante que exista um acompanhamento médico e que a fisioterapia seja iniciada o quanto antes a neuropatia for diagnosticada. Os principais objetivos do tratamento fisioterapeûtico são controlar os sintomas e evitar que a lesão dos nervos progrida e com isto garantir uma melhor qualidade de vida e independência funcional para o paciente.
Deixe seu comentário