Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Município de Capão Alto apresentou foco do mosquito da dengue
Capão Alto entre outros municípios tiveram a confirmação de focos essa semana.
Mafra, Capão Alto e Canoinhas, cidades catarinenses que não haviam registrado nenhum foco do mosquito Aedes aegypti em 2013, tiveram a confirmação de focos esta semana. Em todo o Estado, há 1.675 focos registrados.
A aparição de focos em cidades até então livres do mosquito é um alerta para que a população catarinense reforce os cuidados preventivos, conforme explica a gerente de Zoonoses e Entomologia do Estado. “Todas as cidades estão suscetíveis, por isso é tão importante a prevenção”, destaca a profissional.
Em Mafra, cidade que faz divisa com o Paraná (um estado que tem a dengue como endemia), houve a detecção de um foco de larva do mosquito da dengue na terça-feira, dia 16. A Gerência Regional de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Mafra informou que todas as medidas necessárias já foram tomadas para o acompanhamento do caso junto à Secretaria Municipal de Saúde.
Capão Alto, cidade do Planalto Serrano que nunca havia registrado focos do mosquito, também teve a confirmação de um foco. O município fica próximo ao Rio Grande do Sul, outro estado que tem a dengue como endemia, por isso merece atenção dos agentes de saúde e da população. O foco foi encontrado na localidade de Lagoa Grande, porém, de acordo com a vice-prefeita, Rita Silvânia todas as providências e ações já foram tomadas e os responsáveis pela vigilância sanitária de Florianópolis estiveram no dia de ontem no município, colhendo material e realizando as ações e procedimentos necessários. Vale ressaltar que foi encontrado apenas o foco do mosquito, o que não significa que a população esteja infectada.
Em Canoinhas, no Norte catarinense, foram localizados dois focos, na última segunda-feira, em pneus guardados em um motel da cidade. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica explica, contudo, que a existência de focos do mosquito não significa que há dengue no local. Significa que a população tem de intensificar os cuidados preventivos a fim de eliminar os focos do mosquito transmissor da doença.
Chapecó confirma quatro casos autóctones
Em Chapecó, cidade do Oeste onde foi confirmado o primeiro caso de contágio de dengue dentro do território catarinense (autóctone), no último dia 12, há outros três casos de pessoas picadas pelo mosquito da dengue no Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem a existência de três outros casos. Todos estão concentrados em um mesmo bairro – o Santo Antônio. “Como o foco é localizado, podemos intensificar as ações de combate neste bairro”, explica a gerente de zoonoses Suzana Zeccer.
Deixe seu comentário