Segunda-feira, dia 15, começou a campanha de vacinação contra a Influenza.
Na segunda-feira, dia 15, começou a campanha de vacinação contra a Influenza, que será realizada nos postos de saúde. Em Anita Garibaldi, serão 2.374 doses disponibilizadas para aquelas pessoas que, de acordo com o Ministério da Saúde, fazem parte de um grupo de risco da população.
No ano passado, embora o Ministério tenha feito a campanha anual de vacinação contra a influenza, inclusive a H1N1, o número de mortes causadas pelo vírus foi elevado, causando uma procura em massa pela vacina, a qual se esgotava rapidamente em todos os postos de vacinação. Este ano, o número de casos ainda é bem reduzido, mas nem por isso as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha devem deixar de procurar os postos de saúde para tomar suas doses.
De acordo com a secretaria de saúde anitense, em 2013 há novidades, como as vacinas destinadas às mulheres que tiveram filho até 45 dias antes do término da campanha. Os funcionários públicos da área da saúde, tais com médicos e enfermeiros, também têm suas doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Os demais membros do grupo de risco são as pessoas acima de sessenta anos, as crianças de seis meses a dois anos e os portadores de doenças crônicas, tais como as respiratórias (como asma e bronquite), cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas, além do grupo de diabéticos, obesos, transplantados e dos que têm imunodeficiência (deficiência imunológica congênita ou adquirida ou imunossupressão por doenças ou medicamentos).
Rozângela Peterle, enfermeira da vigilância sanitária de Anita Garibaldi, diz que do grupo de risco com doenças crônicas os diabéticos e os portadores de problemas pulmonares são os mais comuns na região. Este ano, para as pessoas que possuem qualquer tipo de doença crônica, ficou mais fácil conseguir sua vacina, uma vez que as doses já se encontram a disposição no posto de saúde. Para tomá-la, a pessoa precisa apenas apresentar-se com a receita médica que comprove o problema de saúde e a injeção é feita na hora. “A princípio, a campanha de vacinação vai até o dia 26 de abril, sendo que o dia D este ano acontecerá no dia 20, sábado, quando o posto de saúde atenderá o dia todo somente em função das vacinações”, disse Rozângela.
A partir do dia 22, uma equipe da secretaria de saúde também fará vacinas no interior do município. As agentes comunitárias informarão aos moradores o local e os horários dos atendimentos, que acontecerão de 22 a 25 de abril, lembrando que para receber a dose a pessoa deve comparecer com sua carteira de vacinação e um documento de identidade, tanto nos pontos do interior quanto no posto da cidade.
Deixe seu comentário