Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Projeto Vida Saudável ajuda na melhoria de hábitos dos anitenses
Primeira turma do projeto está aprovando os resultados obtidos com as atividades
O Projeto Vida Saudável vem de encontro com a promoção a saúde e qualidade de vida, desenvolvindo pela Secretaria Municipal da Saúde de Anita Garibaldi, na Unidade de Saúde Célio Gomes no bairro Coopercampos. Realizado todas as terças-feiras à tarde, tem como principal objetivo a mudança de hábitos de vida e a identificação de problemas coajuvantes que interferem diretamente na saúde e na vida das pessoas.
A fisioterapeuta Bianca Neves, juntamente com a psicóloga Erislane Ribeiro das Luz são responsáveis pelas atividades. Bianca destaca: "Pretendemos que as pessoas tenham adesão à prática de mudar os hábitos, entendendo o que fazem de forma errada e a partir de então mudar e melhorar. Acreditamos que o sucesso e adesão ao tratamento esta na questão das pessoas entenderem o que acontecem consigo".
A turma piloto do projeto já esta em atividade, e a outra turma esta prevista para ser lançada em setembro, nas quartas - feiras.
A psicóloga do projeto, Erislane, explica a necessidade da busca por uma vida equilibrada e saudável. "Cada dia mais pesquisas relacionam o sedentarismo e hábitos alimentares ruins a graves problemas de saúde. Contudo, quando se busca uma vida saudável tem algumas questões importantes a serem consideradas. A saúde emocional, por exemplo, tem impacto significativo na qualidade de vida. Ao buscar uma vida saudável, torna-se fundamental, a busca do controle emocional. Questões como baixa autoestima, ansiedade, depressão, dentre outras, afetam negativamente várias áreas da vida. Em decorrência de problemas emocionais, as pessoas acabam buscando em alimentos calóricos e gordurosos, alívio para o sofrimento. Contudo, o alívio é breve e seguido de sentimento de culpa e arrependimento gerando um círculo vicioso. Um dos objetivos principais do grupo Vida Saudável é o autoconhecimento e o resgate da autoestima. Os participantes são estimulados a falar sobre questões emocionais, ao mesmo tempo em que aprendem técnicas para controle da ansiedade, são motivados e orientados para adoção de um estilo saudável", relata.
A participante Cleide Martins Borges destaca: " Estou gostando muito, os encontros têm me ajudado, me sinto uma pessoa melhor, melhorou minha autoestima. Agora eu sou alguém que acredita na mudança e sei que posso melhorar e me superar a cada dia. Graças aos encontros tive uma melhora muito boa na minha saúde, estou muito grata".
Para a participante Rosalina Moro, os encontros mudaram a rotina e a vida dela: "Esses encontros para mim estão sendo a melhor coisa do mundo, mudou totalmente a minha vida. Eu desejo às profissionais, muita sabedoria para continuar nos ajudando, muito obrigada".
A secretária de Saúde, Ângela Canani Xavier, elogiou o trabalho desenvolvido. "Projetos como esse só vêm para somar e contribuir para o bem-estar físico, saúde e autoestima das pessoas. Em conjunto com essas profissionais, uma complementando a outra, tenho certeza que teremos ótimos resultados.", destacou.
Deixe seu comentário