logo RCN

Deputado Lucas Neves Inova em Campanha Contra Drogas

  • Foto: Sandro Scheuermann -

Ação Impactante da Comissão Antidrogas da Alesc Ganha Destaque nas Redes Sociais

O presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado estadual Lucas Neves (Podemos), promoveu uma ação inovadora e impactante para alertar a população sobre os perigos das drogas. Com um carro grafitado com frases contundentes no centro de Lages, Neves atraiu a atenção de muitos cidadãos, e a iniciativa rapidamente se espalhou pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.

"Nosso objetivo é realmente trazer luz a um problema que afeta milhões de pessoas", destacou Neves.

O deputado enfatizou que as mensagens no veículo refletem a dura realidade enfrentada pelos usuários de drogas, ressaltando que a dependência compromete a saúde mental, emocional, física e social das pessoas.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2023 da ONU, a oferta de drogas ilícitas e as redes de tráfico continuam a crescer. Em 2021, 13,2 milhões de pessoas injetaram drogas, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, e mais de 296 milhões de pessoas usaram drogas, um aumento de 23% em uma década.

Como parte da programação do Junho Branco, a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas realizará, no dia 24 de junho, um Seminário Estadual no auditório Antonieta de Barros, para discutir o tema.

“Além dessa ação de conscientização e do evento no fim do mês na Alesc, estamos trabalhando a prevenção nas escolas. Desde o ano passado, nossa comissão tem realizado palestras em Santa Catarina, alcançando mais de 35 mil alunos. Também tenho buscado a manutenção dos recursos para o tratamento dos dependentes químicos do estado. Estamos empenhados, atuando em várias frentes, para livrar os catarinenses dessa praga que destrói tantas vidas", concluiu o deputado.

Em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil registrou 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de drogas e álcool. Esse grave problema de saúde pública resulta em mais de 11 mil mortes anuais no país.

Mandado de Segurança no início das obras em ruas do centro de Anita Garibaldi Anterior

Mandado de Segurança no início das obras em ruas do centro de Anita Garibaldi

Ordem de Serviço para asfaltamento das Ruas Frei Rogério, Otacílio Granzotto e José Pagno é assinada e entregue Próximo

Ordem de Serviço para asfaltamento das Ruas Frei Rogério, Otacílio Granzotto e José Pagno é assinada e entregue

Deixe seu comentário