Prejuízo para a empresa, para os produtores e para o meio ambiente, além do susto e o braço machucado do motorista que foi retirado do caminhão pelos moradores da localidade do Rincão dos Salmória, distante cerca de 6km do município de Anita Garibaldi.
Esse foi o resultado da queda do caminhão da empresa Leite e Vida, da cidade de Joaçaba, que caiu na ponte que passa pela localidade no início da tarde da última terça-feira (2). O caminhão estava carregado com leite e ao passar sobre a ponte, a qual segundo os moradores, é muito estreita acabou tombando e ficou com os pneus para cima. “O motorista não morreu por sorte, porque quando ele viu que ia cair se jogou para o outro lado e conseguiu sair”, comentou um morador.
A ponte fica no final de uma curva e de acordo com os moradores foi reformada há alguns meses. “Quando eles estavam arrumando eu pedi pra deixar mais larga e colocar as toras mais nas pontas mas não me escutaram, está aí o resultado”, comentou o morador Antônio Rodrigues que também entrega leite e cultiva morangos, “agora quando vão vir buscar nosso leite de novo e será que a empresa vai querer continuar recolhendo o nosso leite?”, indagou o morador. Recentemente o caminhão que recolhe os morangos também quase caiu na ponte e os moradores tiveram que ajudar o motorista. Outro caminhão carregado com um trator também deslizou na ponte, ficando preso por uma pedra.
Antônio disse ter ido várias vezes até a prefeitura antes da reforma da ponte, “mas quando arrumam deixam mais perigosa ainda”. O filho dele que voltou para o sítio a fim de plantar morangos e ajudar o pai no leite disse estar apreensivo, “eles incentivam a gente a plantar e ficar no sítio, mas não nos ajudam na manutenção das estradas, das pontes, daqui uns dias nem o caminhão dos morangos vai querer vir buscar nossa produção”, comenta o filho, o qual diz ficar com medo de passar na ponte em dias de chuva.
A ponte, além de ser estreita, está baixando e desbarrancando nas cabeceiras, o que deixa os moradores mais apreensivos ainda. O que eles pedem é que a administração pública analise uma forma de arrumá-la, deixando-a mais larga e, quem sabe, cortar a curva que existe no local, para evitar novos acidentes e possíveis tragédias.
Tentamos contato com o motorista do caminhão, que foi levado ao hospital pelos moradores, mas ele já tinha retornado para a localidade. Segundo informações ele teve que deixar o hospital com pijamas por estar com as roupas todas molhadas. O leite que estava no caminhão, bem como óleo que vazou, correu lajeado abaixo.
Deixe seu comentário