logo RCN

Programa Anita orienta idosos com relação aos perigos das quedas

No dia 27 de setembro é comemorado em todo o Brasil o Dia do Idoso, o qual serve como uma data especial para refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e suas dificuldades.

 Em Anita Garibaldi, essa data foi comemorada entre os participantes do programa “Anita, Crescer e Envelhecer com Saúde”, os quais, no dia 27, realizaram atividades diferentes no Ginásio Municipal, onde assistiram a palestras que orientaram sobre como prevenir a queda, tema abordado durante a semana.

Os participantes do programa, que acontece em várias localidades do município, fazem parte de um grupo de idosos que visa a promoção da saúde e da qualidade de vida através do exercício físico, acompanhados por profissionais da educação física e da Secretaria Municipal de Saúde.
A importância do programa é nítida na vida dos participantes, como se pode perceber no depoimento da senhora Maria Ovencina Mota, 69 anos, que vem a pé do bairro Coral nos dias em que participa das atividades desenvolvidas pelo grupo. De acordo com ela o acompanhamento realizado pelo programa ajudou a encontrar um problema em seu coração: “se não fosse aqui nem sei quando iria descobrir que tinha alguma coisa errada comigo”, diz ela muito animada, embora tenha acordado às7h para iniciar seu dia. Inês Bernadete Gehrke, secretária de saúde de Anita Garibaldi, resaltou que a secretaria dá todo o apoio necessário, auxiliando, inclusive, com os novos médicos. “Agora temos quatro médicos na cidade, com isso fica mais fácil atender e fazer o acompanhamento da saúde de nossos idosos”, disse ela.
Observando os participantes do projeto, pode-se ver que a força e a vontade de um idoso jamais deve ser subestimada, não importa a idade. Há dois anos, dona Oralina Pereira Salmória participa das atividades. A senhora de oitenta anos é uma das participantes com a idade mais avançada. “Dá para perceber muita diferença de antes de começar a participar para depois, principalmente nos trabalhos em casa, onde a gente percebe que fica mais fácil fazer as coisas”, disse ela, lembrando ainda que sempre se diverte muito com as viagens promovidas pelo programa.
A fisioterapeuta Bianca Cristina Neves é uma das coordenadoras das atividades do grupo. Ela agradeceu à Secretária de Saúde por tudo o que tem sido disponibilizado. “Quero agradecer também à Secretaria de Educação, que fizeram um trabalho de conscientização com os alunos da rede municipal sobre os cuidados e a importância dos idosos em nossas vidas”, disse Bianca, agradecendo também à Casa Lar, que doou os presentes sorteados aos idosos no final das palestras, e a todos que ajudaram de uma forma ou de outra, inclusive com o lanche que foi oferecido aos participantes.
 
Conselheiros tutelares participam de curso de capacitação Anterior

Conselheiros tutelares participam de curso de capacitação

Caminhão cai de ponte no interior do município Próximo

Caminhão cai de ponte no interior do município

Deixe seu comentário