logo RCN

Choveu? Fique em alerta contra a dengue

Em tempos de chuva, como os que estamos passando, temos que tomar cuidado não só com ribanceiras instáveis, mas também com cada pequena poça de água que fica espalhada ao redor de nossas casas após a chuva.

Em tempos de chuva, como os que estamos passando, temos que tomar cuidado não só com ribanceiras instáveis, mas também com cada pequena poça de água que fica espalhada ao redor de nossas casas após a chuva.

Uma aparentemente inocente poça é inútil para nós, mas para determinados insetos é ela que proporciona a sobrevivência de sua espécie, como é o caso do Aedes Aegypti, ou popularmente conhecido como mosquito da dengue.

Este inseto é portador e transmissor de doenças graves como a febre amarela, mas ficou nacionalmente temido por ser o principal condutor do vírus da Dengue, transmitido para o homem através de sua picada enquanto se alimenta de sangue.

O controle do mosquito é difícil. Os ovos do mosquito, postos primeiramente em água parada, são resistentes e podem durar vários meses fora da água. Assim que aparecem, saem as larvas que evoluirão para o mosquito em sua fase adulta.

Este inseto tem algumas características que o diferenciam dos demais mosquitos, é menos que os comuns, preto e com riscos brancos bem visíveis em seu dorso. Além disso, os seres humanos não podem ouvir seu ruído. Assim como a maioria dos outros mosquitos, somente a fêmea se alimenta de sangue a fim de proporcionar a maturação de seus ovos.

De acordo com Elias Pereira Borges, agente da dengue, em Anita Garibaldi não existem focos do mosquito, "O controle está ótimo não foram detectadas larvas do mosquito transmissor da doença no município".

Para nos livrarmos do vírus da dengue, devemos impedir a proliferação do mosquito, acabando com qualquer foco de água empoçada, com relação a isso, também estão sendo feitos trabalhos de vigilância e policiamento, mas apenas em casos específicos como diz Elias. "O acompanhamento nas casas são realizados através de denúncias, temos vinte armadilhas além de realizarmos trabalhos em pontos estratégicos como as borracharias. As armadilhas são monitoradas de sete em sete dias e os pontos estratégicos duas vezes por mês. Agora com o início das aulas vamos começar as campanhas do combate a dengue nas escolas também".

Mesmo tomando todos os cuidados cabíveis para evitar a doença, vale lembrar que em casos de febre alta acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo, pode ser dengue e o médico deve ser imediatamente consultado.

Anterior

Do fogo ao led

Estragos deixados pela chuva incomodam a população Próximo

Estragos deixados pela chuva incomodam a população

Deixe seu comentário