logo RCN

Dia Mundial da Água - Você está preservando esse recurso hídrico?

No mundo, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis.

Anualmente, no dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, uma data importante que deve ser lembrada diariamente, uma vez que a água é um bem precioso e cada vez mais escasso na natureza, devido a diversos fatores, que serão enfatizados pela bióloga anitense Deborha Martins Wentz Matos, a qual tem formação Bacharel e licenciatura em Ciências Biológicas - com ênfase em Ciências Ambientais e pós - graduada em Gestão Ambiental. Deborha atualmente é professora da disciplina de Ciências na Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira em Anita Garibaldi.

Correio dos Lagos - Qual a origem do Dia Mundial da Água?

Deborha Martins Wentz Matos - O Dia Mundial da Água foi criado com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A data foi criada pela ONU- Organização das Nações Unidas, determinado que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. Anualmente a ONU escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água, e para o ano de 2021, o tema é "Valorizar a água".

Correio dos Lagos - Qual a importância de comemorar a data?

Deborha - A data serve para alertar a população sobre a importância de preservar os recursos hídricos, evitar o desperdício através de um consumo consciente e sustentável.

Correio dos Lagos - Quais os maiores desafios atualmente na preservação da água?

Deborha - O mau uso dos recursos hídricos põe em risco a vida de todos os seres vivos e afeta diretamente diversas atividades humanas. Os principais fatores de degradação dos recursos hídricos no Brasil são: a falta de saneamento básico, desmatamento, desperdício, poluição e as mudanças climáticas.

Correio dos Lagos - Qual ou quais atividades mais consomem água?

Deborha - Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária, em segundo lugar fica a indústria, e por fim, vem o uso doméstico e comercial da água.

A agricultura e pecuária são os maiores consumidores de água, mas devemos estar atentos, através destes, são produzidos grande parte da matéria-prima e alimento para a nossa subsistência.

Correio dos Lagos - Qual a importância da água para os seres vivos?

Deborha - Mais que um insumo necessário à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. Ela também é um bem social básico para a adequada qualidade de vida da população.

Correio dos Lagos - Qual sua mensagem neste dia tão importante?

Deborha - Devemos cuidar e preservar este bem tão valioso, acredito que pequenas atitudes diárias se tornam gigantescas se somadas à de várias pessoas.

Educar e conscientizar as novas gerações sobre a importância de se preservar os recursos hídricos são ações fundamentais para se garantir a sobrevivência de todas as formas de vida.

"Valorizar a água" é a base para um futuro sustentável.


Deputada Luciane Carminatti destaca envio de recursos para municípios da Região dos Lagos Anterior

Deputada Luciane Carminatti destaca envio de recursos para municípios da Região dos Lagos

Vacinação em SC: Estado recebe 141,4 mil novas doses contra Covid-19 nesta sexta-feira Próximo

Vacinação em SC: Estado recebe 141,4 mil novas doses contra Covid-19 nesta sexta-feira

Deixe seu comentário