logo RCN

Do sonho ao progresso

O projeto preliminar de pavimentação da estrada de 24 km que liga Anita Garibaldi a Celso Ramos foi apresentado segunda-feira (27).

 O Governo do Estado realizou consultas públicas nos dois municípios para mostrar os detalhes aos moradores e ouvir sugestões antes da finalização do projeto geométrico, considerado bastante complexo. Os eventos foram coordenados pelo Departamento de Infraestrutura (Deinfra) e pelas Secretarias Regionais de Lages e Campos Novos.   

Hoje, o trecho da SC 390 tem cinco metros de largura. A planta prevê o alargamento para 9,5 metros, somando as pistas de rolamento e os acostamentos. A estrada terá cinco pontos com faixas adicionais (as tradicionais terceiras pistas), que somarão 5,2 km. Nesses pontos, a largura será de mais de 12m. Houve unanimidade quanto à qualidade do projeto. 
Os proprietários de áreas de terra que margeiam a rodovia vêm se mostrando flexíveis nas conversas sobre as desapropriações. “Todos os seguimentos envolvidos no processo estão unidos para que a obra saia do papel. A pavimentação representará mais rapidez no escoamento da produção agrícola e trará novas perspectivas para à economia”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro.            
O projeto será finalizado nas próximas semanas. Depois disso, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) fará a análise de impacto ambiental. Vencida essa etapa, o governo lançará o edital de licitação para contratar a empresa que executará a obra. Por fim, os operários iniciarão a pavimentação da rodovia. O secretário da Infraestrutura, Vanderlei Agostini, acredita que esse processo será finalizado até o final do ano. “Hoje estamos vencendo uma etapa importante, e daqui a algum tempo a estrada estará em obras”, disse ele. 
O secretário regional de Campos Novos, Luís Antônio Zanchetti, lembrou que a pavimentação encurtará a distância entre Celso Ramos e os demais municípios da região dos Lagos. “Esse fator alavancará novas possibilidades em todos os setores e será mais uma alternativa para diversificar as propriedades e manter os agricultores no meio rural”, disse ele. 
O prefeito de Anita Garibaldi, Ivonir Fernandes, enfatizou a importância dos empreendimentos construídos em Anita Garibaldi e Celso Ramos, os quais chamaram a atenção dos governantes para a região. “Sentimos que o momento de transformar nosso sonho em realidade está chegando e assim poderemos transportar nosso desenvolvimento por uma boa estrada, mas para isso é necessário que cada um ceda um pouquinho”, comentou.
De acordo com a prefeita de Celso Ramos, Inês Schons, cerca de 90%  do território do município dependem desta estrada destacando os madeireiros, agricultores e produtores de leite. “Tenho certeza que com a realização desta obra o nosso município e região crescerão muito. Estou orgulhosa em estar aqui neste momento e confiante que este sonho será realizado, pois são pessoas comprometidas com a nossa região que estão envolvidas com o projeto”, frisou a prefeita.
Participaram das audiências mais de quatrocentas pessoas nos dois municípios. O ex-deputado e prefeito de Lages, Elizeu Mattos fez questão de marcar presença e falou da experiência vivida enquanto era deputado e a construção do asfalto entre Anita Garibaldi e a Usina Barra Grande era realizado. “Tivemos grandes impasses e quase perdemos a obra por questões de indenizações. Se começarmos a engordar o olho, não haverá obra nenhuma. A indenização maior é a valorização dos terrenos”, enfatizou Elizeu. O deputado Romildo Titon também se fez presente na audiência realizada em Celso Ramos.
Para o morador da comunidade de Nossa Senhora de Lurdes, Olino Lima, essa é uma alegria muito grande. “Um grande passo está sendo dado. Vai ser muito importante para a nossa comunidade e para a região, e irá trazer muitos benefícios. Essa nossa estrada sempre foi ruim e esperamos que saia logo”.
Esta obra é um sonho de todos os moradores e sua realização só é possível graças ao apoio das empresas Baesa e Enercan, as quais elaboraram o projeto, e também do grande empenho e articulações do diretor da SDR – Lages, Juarez Mattos e do ex-secretário da SDR, Jurandi Agostini, que há mais de quinze meses estão se empenhando e trabalhando para que essa obra saia do papel.
Região dos Lagos presente na 1ª Cavalgada do Pinhão Anterior

Região dos Lagos presente na 1ª Cavalgada do Pinhão

Próximo

A água nossa de cada dia

Deixe seu comentário