1ª Cavalgada do Pinhão teve início dia 22 de maio.
Na Região dos Lagos, a 1ª Cavalgada do Pinhão teve início dia 22 de maio com os Cavaleiros dos Lagos partindo de Anita Garibaldi, com destino a Cerro Negro onde foram recepcionados pela prefeita Sirlei, e receberam os cavaleiros cerro-negrenses no grupo.
Rumo a Campo Belo do Sul, foram acolhidos pelo prefeito Padre Edílson, pernoitando no Parque Sobradinho, para no dia 23, junto aos campo-belenses partiram a Capão Alto, onde foram recepcionados pelo prefeito Luiz e pernoitaram no Parque municipal.
No dia 24, integraram-se os capão-altenses e foram rumo a Festa do Pinhão em Lages, percorrendo o caminho dos tropeiros até chegarem na Chácara Bom Jesus, encontrando as demais cavalgadas dos municípios da região serrana.
No sábado mais de seiscentos cavaleiros e cavalarianas surpreenderam os organizadores da 1ª Cavalgada do Pinhão.
As bandeiras dos municípios foram carregadas pelos seus prefeitos à frente do desfile, em sinal de integração da Serra Catarinense. Os cavaleiros foram recepcionados pelo Prefeito de Lages, Elizeu Matos, em frente ao Parque de Exposições Conta Dinheiro.
Durante os quatro dias de cavalgada os participantes degustaram o tradicional churrasco, o saboroso feijão tropeiro, além de muito entrevero e demais comidas típicas da região.
No desfile pelas principais ruas de Lages, os prefeitos de Campo Belo do Sul, Padre Edilson de Souza; de Cerro Negro, Sirlei Varela e de Anita Garibaldi, Ivonir Fernandes; foram à frente com as bandeiras de seus municípios, junto ao diretor da SDR Lages, Juarez Mattos, carregando a bandeira de Santa Catarina.
Para o diretor da SDR-Lages e organizador da 1ª Cavalgada do Pinhão, Juarez Mattos, essa cavalgada de toda Região Serrana foi uma integração entre municípios e um resgate da tradição e costumes do povo serrano. “Todos relembraram as dificuldades que tinham os tropeiros que faziam o transporte de diversos produtos há cinquenta anos. A cavalgada foi um sucesso reunindo centenas de cavaleiros e cavalarianas” comentou.
Segundo os prefeitos padre Edílson, Ivonir e Sirlei, a cavalgada foi de fundamental importância para manter a tradição e as amizades entre cavaleiros e cavalarianas dos municípios. Essa integração faz da Região dos Lagos, unida e presente nos eventos da região”.
“Recepcionamos os Cavaleiros dos Lagos de Anita Garibaldi e Cerro Negro em Campo Belo do Sul, integramos ao grupo e seguimos até a Festa do Pinhão em Lages, foram momentos de alegria ” disse Lausina Furtado, presidente da Associação Sócio-cultural das Mulheres Cavalarianas de Campo Belo do Sul,
Deixe seu comentário