Talento e dedicação aliados em apresentações instrumentais dos participantes do projeto ?Música e Cidadania?
Na tarde de sexta-feira (12), participantes do projeto ‘Música e Cidadania’ apresentaram suas produções artísticas aos familiares, professores e comunidade, no CASA, em Anita Garibaldi.
Patrocinado pela Baesa e Enercan, contando com o apoio da prefeitura municipal, o projeto pertence à ‘Camerata Florianopólis’ e visa incentivar a cultura e a prática instrumental, visto que a música tem forte influência no meio escolar e diretamente no aprendizado do aluno, como disse o professor instrumentista Fausto Kothe: “O resultado é mais que tocar um instrumento, pois desenvolve o pensamento”.
Inserir a música como uma disciplina escolar está nos eixos de melhoria educacional, como ressaltou a secretária de educação do município, Dilvete Adamy, “a música tem uma grande importância na escola, e sua inserção melhora a capacidade de aprendizado, tornando o modo de repassar conhecimeto mais dinâmico”.
Os projetos da Camerata Florianópolis acontecem mediante a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e possibilitam à população do entorno da UHE Campos Novos acesso a aprendizados culturais. O projeto ‘Música e Cidadania’ segue esta linha de desenvolvimento e há seis anos contempla os anitenses.
As aulas do projeto entraram em recesso no mesmo dia das apresentações e voltam ser ministradas dia 05 de agosto, estando com 12 vagas abertas a novos participantes. Todavia, apesar da importância desta iniciativa, a demanda por alunos é baixa e muitos não têm frequência assídua, como destacou a responsável pelo projeto em Anita, Rosane Rodrigues. “O projeto sobrevive pela insistência, o apoio dos pais no aprendizado e frequência dos filhos é fundamental”, disse Rosane, colocando ainda, que o município tem boas perspectivas de investimentos em dança e música sulistas, para valorizar ainda mais a cultura da região.
Os critérios para participação são simples: basta ter mais de sete anos e apresentar documento de identidade. O custo é zero para qualquer pessoa interessada. As modalidades de aulas incluem violino, teclado, viola e violoncelo, professores vindos de Florianópolis ensinam nas dependências do Centro Cultural Bradamante Salmória, em horários de contra turno escolar ou de preferência do participante. O tempo de aula é de uma hora por semana, mas o professor Fausto ressalta: “treinar em casa também faz parte do aprendizado das aulas”.
Outro atrativo é que ao iniciar no projeto o aluno recebe um instrumento para treino e dependendo da boa participação fica definitivamente com o ele.
Interessados em conhecer e praticar essa nova cultura musical, falar com Rosane Rodrigues, no Centro Cultural Bradamante Salmória ou na Secretaria de Educação de Anita Garibaldi.
Após as apresentações da tarde todos foram servidos no Centro Cultural, com um delicioso café comunitário, realizado pelos pais dos alunos.
A importância da música para o desenvolvimento do aprendizado escolar
Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.
Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.
Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.
Fonte:
www.educador.brasilescola.com
Por Elen Campos Caiado
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