Cuide-se, previna-se faça exames por você e por quem ama
Núcleo Feminino da Copercampos em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, promoveram palestra referente à saúde da mulher, realizada no auditório da Matriz - Copercampos. A palestra teve como objetivo, trazer mais conhecimento e informações sobre a saúde e bem-estar feminino. O evento foi ministrado por Eduardo Janir de Souza e Luanna Coninck Souza.
Na palestra Eduardo trouxe informações referentes ao exame preventivo de câncer do colo do útero, assim como o câncer de mama, e a importância da realização do autoexame das mamas. O palestrante passou também algumas recomendações técnicas, que auxiliarão ainda mais no conhecimento da saúde feminina, como também na ajuda a prevenção de doenças.
De acordo com Eduardo está havendo aumento do número de mulheres jovens com câncer. “Antigamente quando se falava de câncer logo se pensava em pessoas idosas, e agora as coisas estão se invertendo, pelo menos enquanto profissionais estamos nos preocupando muito mais com o câncer em pessoas jovens do que idosas”, comentou.
Ainda segundo o palestrante, o câncer em mulheres mais jovens, está tendo uma incidência maior porque o diagnóstico está sendo mais tardio. “Infelizmente as jovens tendem a não procurar os serviços de saúde para estas causas, e tendo um diagnóstico mais demorado, ocorrerá também um atraso para o início do tratamento o que poderá gerar maiores consequências”, ressaltou Eduardo.
O palestrante pediu para que as informações que foram passadas durante a palestra, sejam levadas até outras mulheres que não puderam estar presente no evento. “A melhor maneira de aprender é ensinando, por isso é necessário que cada uma das mulheres presentes hoje neste evento, levem este conhecimento para outras, para que as informações circulem e a prevenção do câncer, torne-se um assunto tratado no dia a dia das mulheres”, finalizou Eduardo.
Para a integrante e Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Campos Novos, Sandra de Almeida Chiocca, a palestra cumpriu com as expectativas e proporcionou conhecimento e troca de informações para as participantes do Núcleo. “A palestra foi muito válida, é sempre importante que todas as mulheres tenham o conhecimento, e busquem fazer todos os exames de maneira correta e em tempo hábil para que se houver algum sintoma, possa ser tratado logo no início, prevenindo assim complicações futuras”. Sandra comenta ainda que o fator determinante é a prevenção, procurar ajuda médica já nos primeiros sintomas, ou melhor ainda, antes de qualquer sintoma ou alteração, é o passo inicial para uma vida mais saudável e segura.
Deixe seu comentário