logo RCN

Praça 15, em Florianópolis, recebe celebração do Dia da Imprensa Catarinense

Agência Adjori de Jornalismo acompanhou o evento, que é promovido pela ACI, potências Maçônicas e Exército

 Uma cerimônia na Praça 15 de Novembro marcou as comemorações do Dia da Imprensa, nesta segunda-feira (28), em Florianópolis. O local não foi escolhido à toa. A praça ostenta um busto em homenagem ao patrono da imprensa catarinense, Jerônimo Francisco Coelho. O evento é promovido pela Associação Catarinense de Imprensa, potências maçônicas e Exército e, pela primeira vez, teve uma mulher como oradora oficial. A escolhida foi a jornalista Débora Almada, vice-presidente da ACI/Casa do Jornalista.

 

A data foi escolhida em homenagem a ele, que fundou o primeiro jornal do Estado, O Catharinense, no dia 28 de julho de 1831. O evento também comemorou a fundação da Maçonaria, cujo patrono, no Estado, também é Coelho e o aniversário da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).

 

"Para nós, é motivo de júbilo, dividir a comemoração desta data com uma instituição como a Maçonaria", destacou o presidente da ACI, Ademir Arnon, em entrevista à Agência Adjori de Jornalismo.

 

Em seu discurso, o grão-mestre Wagner Sandoval Barbosa, representando as três potencias maçônicas do Estado, considerou que "a história da Imprensa Catarinense, em muitos pontos, se confunde com a história da própria Maçonaria". "Resultado de uma obra coletiva, necessária para construir uma sociedade justa e democrática", complementou.

 

Jerônimo Coelho fundou o primeiro jornal do Estado após arrecadar entre os maçons do Rio de Janeiro o dinheiro para isso.

Anterior

Redes inteligentes fortalecem opção por fontes renováveis de energia

Próximo

FIESC quer debater aumento da energia

Deixe seu comentário