Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Prevenção é sempre o melhor remédio
Em 18 de outubro é celebrado o dia daquele que dedica suas atividades aos cuidados da saúde, o Dia do Médico. Para homenagear esses profissionais e também destacar a importância do mês Outubro Rosa, a equipe do Correio dos Lagos conversou com a médica Maria Elizia Fornari Bruneta, formada em medicina pela UAI | Universidad Abierta Interamericana em Buenos Aires, há 16 anos, especialista em Saúde da Família e há 13 anos trabalha no município de Campo Belo do Sul.
Maria Elizia destaca que o maior foco do Outubro Rosa é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero. "A gente usa este mês para conscientizar as mulheres e cada vez mais estamos englobando outras doenças, que pode alertar a população com relação a doenças específicas para as mulheres, entre as principais causas de mortes femininas estão as doenças do aparelho circulatório, assim como trombose e infarto", enfatiza a médica que chama atenção para dados relacionados ao município de Campo Belo do Sul. "Queremos destacar que em Campo Belo existem muitas pacientes que fumam e também fazem uso de anticoncepcional, isso é um fator de risco muito grande para desenvolver trombose. As neoplasias representam a segunda maior proporção de óbitos em mulheres, referente a 18%, e dentro destas neoplasias, o câncer de mama está em primeiro lugar", destaca.
Outra coisa que muitas vezes as pessoas se perguntam é se é possível prevenir o câncer e se for possível como fazê-lo. A OMS considera que 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, o que faz a prevenção um componente essencial de todos os planos de controle do câncer. Outra pergunta que se faz: quais os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer? "Na verdade, existem dois tipos de fatores, os que se podem modificar e os que não podem modificar e esses são os fatores intrínsecos: genética, raça, sexo, etc e não há como atuar contra ele, mas os que podemos modificar estão ligados a hábitos de vida, como tabagismo, sedentarismo, obesidade, que podem contribuir para evitar o câncer", frisa.
A médica destaca que entre os fatores que pode se usar para evitar o câncer, existem quatro tipos de autocuidado:
Físico: engloba o dormir, descansar, prática de atividade física e alimentação saudável.
Emocional: seria o manejo do estresse, auto perdão, autocompaixão, coragem e principalmente a positividade.
Social: pedir ajuda, dar e receber, ser ouvido, ter relações saudáveis.
Espiritual: meditação, conexão com a natureza, com Deus, o silêncio, a oração e o estudo.
"Tudo isso pode contribuir e muito para levarmos uma vida saudável e posso dizer até para evitarmos o câncer e qualquer tipo de doença".
Outro assunto que faz parte da saúde de meninas e de meninos é a vacinação contra o HPV, um assunto por muitos tratados como tabu, mas que deve ser levado em consideração e procurar a vacinação das crianças no período correto. "O HPV é um vírus transmitido sexualmente. A intenção de se fazer a vacinação em crianças de 11 a 13 anos, é que essa vacinação deve ser realizada antes de começarem a vida sexual ativa. Fazendo a vacina, as crianças estarão imunizadas e não transmitirão o vírus, existe mais de 100 tipos, mas alguns tipos específicos podem desenvolver o câncer, então para evitar o câncer de colo de útero está se fazendo a imunização, que é só feita em crianças, pois os adultos já podem estar contaminados e existem estudos que apontam que quase 80% das pessoas têm contato com o HPV ou já foram infectadas, então nessa fase já não adianta, mas a gente pode pensar no futuro e eliminar o vírus", finaliza.
Deixe seu comentário