logo RCN

Programa Agentes de Leitura atenderá Capão Alto e Cerro Negro

Na quarta-feira (28), a Fundação Catarinense de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages lançaram o programa Agente de Leitura na região. A apresentação foi no auditório da SDR. A ação é uma parceria entre os governos federal e estadual e visa selecionar jovens entre 18 e 29 anos que já concluíram o ensino médio para atender estudantes cujas famílias estão cadastradas no programa Bolsa Família.

Cada agente de leitura receberá mensalmente, durante um ano, uma bolsa de R$ 350 uma mochila, uma bicicleta e um acervo de cem livros para prestar atendimentos domiciliares. O agente dedicará 25 horas semanais a atividade, tendo o papel de incentivar crianças e adolescentes a transformarem a arte de ler em um hábito diário.

"O programa é direcionado aos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Em Santa Catarina, onze municípios foram contemplados", explica a coordenadora estadual, Alessandra Zapelini. Dois municípios vinculados a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages encaixam-se no contexto: Capão Alto e Cerro Negro.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas nas secretarias de Assistência Social e Educação de ambos os municípios até o dia 21 de outubro. Os interessados devem residir nas cidades, e não podem possuir vínculo empregatício. Eles passarão por um teste de avaliação, cuja data ainda não foi definida. Serão selecionados quatro agentes para cada município. O edital completo pode ser encontrado no site da Fundação Catarinense de Cultura (www.fcc.sc.gov.br).

Os outros municípios catarinenses beneficiados são: Anitápolis, Balneário Gaivota, Camboriú, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Monte Carlo, Monte Castelo, Paulo Lopes e Santa Terezinha. "É uma parceria interessante, que traz ao Estado recursos federais aplicados em oportunidades de emprego e, acima de tudo, no gosto pela leitura", diz o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Jurandi Agustini.

Programa Cozinha Brasil ensina a comer bem sem gastar muito Anterior

Programa Cozinha Brasil ensina a comer bem sem gastar muito

Conselho tutelar realiza palestra na escola Isidoro Silva Próximo

Conselho tutelar realiza palestra na escola Isidoro Silva

Deixe seu comentário