logo RCN

Sedentarismo mata

 A atividade física sempre foi defendida como benéfica para manter-se saudável e retardar o aparecimento de doenças. Pesquisa americana, realizada em 122 países, foi além dessa verdade incontestável, trazendo um forte alerta: a inatividade física mata e é mais letal do que o tabagismo. Segundo o estudo, o tabaco causou 5,1 milhões de vítimas fatais no mundo em 2008. Já o sedentarismo respondeu por 5,3milhões de mortes. A inatividade seria responsável por 6% das doenças coronarianas, 7% das diabetes tipo 2 e 10% dos cânceres de mama e de pulmão.

O Ministério da Saúde tem investido na promoção de hábitos saudáveis e cuidado toda a saúde do brasileiro, da prevenção à cura. O Programa Academia da Saúde, lançado em 2011, incentiva a prática da atividade física por meio da disponibilidade de espaços públicos para exercícios. Em Santa Catarina, 89 municípios serão contemplados com a construção de 105 polos. Todos vão funcionar articulados com as Unidades Básica de Saúde (UBS) e terão infraestrutura, equipamentos e profissionais para a orientação nutricional, de práticas corporais e de atividades físicas.
Para promover hábitos saudáveis em crianças e jovens, o Programa Saúde na Escola vai levar médicos e profissionais das UBS à rede pública de ensino. Em SC, 340 mil de estudantes devem ser atendidos em 1.348 escolas de 87 municípios. A pesquisa Vigitel2011 revela aumento de percentual de pessoas acima do peso nos últimos seis anosem Florianópolis, passando de 40,5% em 2006, para 48,2%, em 2011. O percentual de obesos subiu de 9,8% para 14.9%. Florianópolis lidera o ranking nacional entre as capitais de pessoas que praticam atividade física, no entanto, 10,8% ainda são inativas. Exemplos de vida cotidiana como estacionar o carro umpouco distante do destino, subir lances de escada ou mesmo brincar com os filhos ajudam a combater a inatividade. As Academias da Saúde são mais um incentivo para que todos abracem essa ideia.
 
Referência:
PADILHA, Alexandre. Sedentarismo mata. Diário Catarinense. Florianópolis, 6 de agosto de 2012.
 
Situação precária  nos veículos da PM de Anita Garibaldi Anterior

Situação precária nos veículos da PM de Anita Garibaldi

Próximo

O trânsito volta a ser tema de discussão em Anita

Deixe seu comentário