logo RCN

Uma nova vida aos Vitrais

A segunda etapa da reforma da Igreja Matriz Santa Bárbara iniciou na manhã do dia 30 de maio. No mês de fevereiro, a nova cobertura da igreja foi finalizada, substituindo a antiga que já tinha mais de sessenta anos.

 Durante esta nova etapa do projeto de reforma, os vitrais da construção receberão a merecida atenção, pois são um dos símbolos mais característicos da arquitetura de igrejas e catedrais em todo o mundo. Este tipo de arte em vidros recortados é amplamente conhecida no mundo pela sua ligação com os templos religiosos, geralmente trazendo em seus mosaicos imagens com teor sacro.

 Quando os vidros são tocados pela luz do sol, colorem o interior da igreja, deixando ainda mais belo o grande templo anitense durante o dia. As estruturas envidraçadas da igreja variam de tamanho, algumas são arredondadas com quase um metro de diâmetro enquanto outras, como as que ficam na frente e laterais, têm entre dois e seis metros de altura, aproximadamente.
Muitos dos vitrais estão bem danificados, em alguns casos partes inteiras do mosaico estão faltando, exigindo um trabalho de pesquisa para que a reposição das peças seja o mais fiel possível à originalidade do projeto artístico. A empresa que cuidará da restauração dos vitrais tem sua sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, e tratará das peças através de um trabalho criterioso, o qual manterá os vitrais conservados.
Padre Sílvio Freitas é quem tem coordenado as reformas na igreja, juntamente com a associação pró-reforma. De acordo com ele, durante está etapa do processo de restauração da matriz, também serão feitos reparos na fiação, aberturas e relógios, preparando a estrutura necessária para que, futuramente, possa ser instalado um sino eletrônico.
Nesta fase da reforma, calcula-se que os gastos cheguem a R$50 mil, sendo que somente nos vitrais serão investidos R$40 mil. Por isso, padre Sílvio reforça o pedido a comunidade católica anitense para que continuem ajudando com a reforma, através de boas ofertas em dinheiro ou doações que possam ser úteis para finalidades festivas na igreja. Ele lembra ainda que no mês de julho acontecerá a Festa de São Cristóvão, pedindo para que toda comunidade participe para colaborar com a reforma deste grande patrimônio de Anita Garibaldi e da região.
 
Os números por detrás da restauração
 
4 vitrais por vez serão retirados e levados para o processo de restauração, o qual é composto por11 etapas que os manterão conservados por mais de 30 anos.
26 é o número de vitrais que a igreja possui, sendo que deste total 16 possuem aproximadamente 7 metros de altura.
 
 
Cigarro: um vilão social Anterior

Cigarro: um vilão social

Empresa esmeraldense acolhe haitianos Próximo

Empresa esmeraldense acolhe haitianos

Deixe seu comentário