logo RCN

AMIZADE

Jõa Maria

Uma das obras-primas do escritor americano John Steinbeck (1902 ? 1968), o livro, Ratos e Homens, é uma saga em busca do sonho americano, mas acima de tudo é um relato contundente sobre a necessidade atávica do ser humano de ter amigos. É o exemplo acabado de como a amizade pode ser uma das mais poderosas forças de transformação de uma sociedade. Ela é capaz de mudar a trajetória, encorajar decisões e iluminar pensamentos. É com os amigos que se espera comemorar um sucesso ou lamentar um fracasso. É com eles que valores, experiências e interesses são compartilhados sem cobrança ou obrigação. Com o apoio dos amigos, dizer-se, tudo dá certo. O que sempre inspirou escritores, pensadores e filósofos passou a ser medido por estatísticas. Dizemos de estudos dos mais respeitados centros de pesquisa do mundo constatam que a amizade influência de maneira ainda mais decisiva do que se supunha a vida pessoal e profissional de cada um. Está provado que um sólido círculo social é capaz de evitar doenças, amenizar o sofrimento, prolongar a vida, catapultar carreiras e até mesmo melhorar a forma física. Pesquisas mostram que a amizade turbina carreiras, melhora a saúde e até prolonga a vida. Quem tem um sólido círculo de amigos é 70% mais feliz no casamento e se seu amigo tem uma dieta saudável, a chance de você seguir a mesma alimentação é cinco vezes maior.

Segundo o livro O Poder da Amizade, quem tem um grande amigo no trabalho é sessenta vezes mais produtivo, mais criativo e mais engajado nas propostas da empresa do que aquele funcionário que não consegue se relacionar com os colegas. Quem tem três bons amigos aparenta 88% de chance de ser mais feliz na vida pessoal do que o sujeito isolado ou tímido.

A maioria das pessoas passa no trabalho 70% do tempo em que estão acordados. Quem trabalha fora costuma conviver mais com os colegas e com o chefe do que com a própria família. Portanto, ter alguém com quem conversar, trocar confidências, pedir conselhos ou mesmo partilhar um olhar de cumplicidade faz toda a diferença. "Um amigo verdadeiro faz do trabalho um lugar muito mais tolerável". Amigos têm a capacidade de inspirar e instigar o outro, seja para desenvolver talentos pessoais seja para fazê-lo perceber as próprias habilidades.

"Quem tem um amigo pode dizer que tem duas almas".

João Maria da Silva

Anterior

AMIZADE - Parte 2

Próximo

AQUECIMENTO GLOBAL

Deixe seu comentário

Editorial