Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
COMIDA BRASILEIRA
Por João Maria
M
ais do que a divulgação de receitas típicas, saborosas ou saudáveis, a culinária é uma arte que se constitui em um dos mais importantes elementos culturais de um povo. Sem exageros, pode-se afirmar que através dela se acompanha a evolução e a história da humanidade. No Brasil não é diferente: aqui a culinária é tão diversificada quanto a história e a cultura de sua população.Há comida melhor do que a comida brasileira? Dificilmente. Pelo menos é o que pensa a maioria dos brasileiros. Afinal no Brasil existe uma variedade tão grande de pratos típicos que a culinária praticada aqui atende aos paladares mais comuns ou requintados.
Mas o que podemos considerar comida brasileira? De onde ela surgiu e como se tornou o que é hoje?
Quando se estuda a história do Brasil, geralmente se fala dos povos que aqui moravam e daqueles que vieram para colonizar a terra. A presença de povos provenientes dos quatro cantos do mundo fez com que este país desenvolvesse uma diversidade étnica e cultural das mais ricas do mundo. Costumes, danças, festas, lendas e música são a prova disso. Também a culinária foi fortemente influênciada por essa miscigenação.
Com variedade tão grande, é difícil algum alimento ser considerado unanimidade no Brasil, dois se destacam: o feijão, a feijoada e o café. O feijão pode ser comido puro, com arroz, macarrão, na sopa e em muitas outras maneira. Já o café é a bebida para todas as horas, em dia quente ou frio. Sendo o Brasil um dos maiores exportadores de café do mundo, era natural que as pessoas cultivassem esse hábito com dedicação. A feijoada, conhecida em todo o Brasil, dispensa comentários.
Temos a divisão entre a culinária das regiões do país, desenvolvida a partir do contexto histórico que marcou cada lugar. Para nomear cada uma, seria necessário uma enciclopédia.
Mas além dessa riqueza gastronômica, uma característica triste e mais marcante. "O que a história tem mostrado como tipicamente brasileiro é que, apesar da abundância de terras e outras tantas condições favoráveis, alimentar-se, para uma grande parcela da população sempre foi e ainda é um problema de sobrevivência, pura e simples". Será que ainda não descobrimos a receita para acabar com isso?
João Maria da Silva
Deixe seu comentário