Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
VOLTA ÀS AULAS
João Maria
N
os primeiros dias principalmente, a volta às aulas é umafesta. Os alunos retornam mais alegres, saltitantes, dispostos, etc. É quando acontece a formação de grupos de amizades, namoricos. Aqui acontecem os primeiros contatos com os professores e por vezes com a disciplina e os conteúdos escolares. Falando em disciplina, são dois tipos um pouco diferentes: disciplina (conteúdos escolares) e disciplina (comportamento). Muitos alunos são indisciplinados ou possuem pouca disciplina. Ela começa ou tem sua base em casa. É composta de brigas entre os próprios alunos, correrias dentro da escola (corredores), gritos, barulho. "O bem não faz barulho e o barulho não faz bem".
Entretanto, a família é um grupo que se ama, geralmente. Há alguns casos em que alunos desobedecem professores e direção da escola. Todavia, eles estão trabalhando e muito para que o aluno tenha sucesso escolar e na vida e o tenha muito. Os professores e direção são espelhos para o aluno e estes devem seguir suas ordens e conselhos para o seu próprio bem. Por incrível que pareça, há alguns professores que odeiam, não tratam bem alguns alunos. Isto não pode acontecer: Os professores/direção jamais têm o direito de mal-tratar um aluno, por outro lado, o aluno tem muitas obrigações para com a escola: estudar bastante é uma delas. O aluno odiado, mal tratado, vai ser mal avaliado, rejeitado, fica difícil se dar bem na escola e na vida.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" (Nelson Mandela). Somente através da educação é que será possível o indivíduo se desenvolver plenamente.
"Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar; mas nunca haverá de exceder-se nessa generosidade, pretendendo ensinar antes de aprender". (Conhecimento Logosófico).
"A não-presença das crianças e dos adolescentes na escola pode ser vista como evasão. Ou ao contrário, como expulsão. Cada um escolhe o que quer ver e como ver".
Educar para a vida: Uma questão a ser considerada é o nosso modo de viver. De onde ele vem? Vem da qualidade dos valores que recebemos, do que vamos adquirindo para a formação de uma pessoa. E de onde vem a qualidade de nossos valores? Vem da educação que recebemos.
Mais do que nunca se faz necessário pensar um novo jeito de educar: educar para a questão social. Moacir Gadotti nos alerta para o cenário onde deve desenrolar-se o papel da educação: um cenário de globalização, onde há uma enorme carga de informações transmitidas pelos meios de comunicação e uma grande diversidade das fontes do saber; um cenário de regionalização, no qual crescem consideravelmente as diferenças entre ricos e pobres, negros e brancos, privilegiados e injustiçados; e um cenário de fragmentação, proporcionada pelas mudanças constantes.
"A realidade do conhecimento encontra-se muito diversificada pelo fato da alta velocidade tecnológica que interfere, direta ou indiretamente, na vida de todos os seres humanos. O indivíduo que está exposto a esse fator social necessita receber um acompanhamento que esteja em consonância com esta realidade. O que é melhor que a educação, pelo seu papel altamente reflexivo, para interferir positivamente neste ponto da questão?" João Maria da Silva
Jornal Mundo Jovem ? ano 46 ? nº 384 ? março ? 2008 ? p. 4.
Deixe seu comentário