Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
OLHO NO OLHO
Uma trajetória de sucesso na política anitense
Nesta edição o nosso entrevistado é o Prefeito de Anita Garibaldi Rui Candido Duarte.
Natural de Esmeralda no Rio Grande do Sul, Rui chegou em Anita, acompanhado de sua família no ano de 1969. Quatro anos depois, em 1972, com apenas 20 anos, já estava envolvido na política Anitense. Neste ano com 232 votos, foi eleito vereador do Município. Ele se tornou o legislador mais jovem da história.
Em 1992 voltou ao cenário político, elegendo-se vice-prefeito, na composição encabeçada por Antônio Andrade de Mattos. No pleito seguinte foi o candidato majoritário do PMDB, fazendo a marca histórica de mais de mil votos de diferença sobre o segundo colocado.
Em 2004 voltou a assumir o executivo municipal, desta vez, alcançando uma diferença de 666 votos sobre o concorrente.
Atualmente com 55 anos, Duarte ainda tem planos futuros para alcançar no meio político. Sobre uma futura reeleição, o Pmdebista é cauteloso e aponta apenas que o candidato indicado terá o amparo de uma coligação forte com a presença acertada de várias siglas partidárias.
Correio dos Lagos
- O que levou você a ingressar na política?Rui Candido Duarte - Uma grande parte por influência de meu pai, que sempre esteve envolvido no meio político. Mas também devo confessar que desde menino sempre gostei da política. Acho que é uma coisa que está no sangue mesmo, que veio de berço e que faz parte de minha vida.
Correio dos Lagos - Ano que vem teremos novas eleições. O Senhor é candidato à reeleição?
Rui - Particularmente não trabalho com essa hipótese, porém, dentro do PMDB, a decisão final sempre pertenceu ao Partido. Só posso afirmar que está se desenhando uma grande coligação, que irá surpreender a muitos que querem andar na contramão, e não acreditam na boa vontade dos políticos de Anita Garibaldi.
Correio dos Lagos ? Faz parte de seus planos uma futura candidatura a deputado estadual?
Rui ? Quem sabe. O destino político de qualquer pessoa depende da vontade da população. Mas sobre essa questão, lembro do amigo Eliseu Mattos, que nasceu em Anita Garibaldi, e se transformou na principal liderança de nossa região. Pessoa pela qual tenho grande respeito e uma imensa consideração.
Correio dos Lagos - Que o Senhor tem a dizer sobre as declarações do Beto no Jornal?
Rui - Fica até difícil falar, porque o Beto não mora aqui em Anita. Na própria entrevista do Jornal, Ele declarou que seus negócios estão em Lages e que lá é o seu ganha pão. Quando uma pessoa mora em uma cidade, deve ajudar as entidades da sua cidade, ser candidato a presidente do bairro onde mora, ser candidato a vereador e se eleger para defender o seu bairro, a sua região, ser candidato a prefeito da sua cidade, do seu município, e assim por diante. Até porque aqui em Anita, Ele exibiu diploma de "Melhor Prefeito",
e o povo não aprovou a sua administração, pois Ele já foi julgado nas urnas e a grande maioria da população disse "não". E é muito cômodo deixar o Município numa péssima situação administrativa como Ele fez, e depois ficar lá de longe apontando o dedo , como se o povo de Anita não fosse capaz de resolver seus próprios problemas.
Correio dos Lagos - Como está financeiramente o Município. Houve melhorias na arrecadação ?
Rui - A principal meta da nossa administração é, sem dúvida, o saneamento das contas públicas do Município. Porém esta meta está sendo muito difícil de ser alcançada, pois ao contrário do que nos foi informado quando assumimos a prefeitura, as contas municipais não estavam em dia coisa nenhuma. E nós não enganamos o povo. A comunidade de Anita Garibaldi e nós, que fazemos efetivamente parte dessa comunidade é que fomos enganados, quando passaram ao povo uma imagem falsa de que as contas estavam em dia. Nós, ao contrário do que alguns tentam pregar, não estamos enganando o povo, nós enfrentamos a realidade, por mais dura que seja, e não iremos embora no dia seguinte.
Temos consciência do compromisso de atender à população, e faremos isso, sempre dentro das possibilidades reais da prefeitura, pois não podemos fazer bonito, e depois deixar o comércio local e os fornecedores a mercê de compromissos assumidos e não honrados.
É lamentável que Anita Garibaldi tenha perdido um ano de arrecadação da compensação financeira da ENERCAN, mas agora, finalmente, as duas usinas estão em funcionamento e a partir deste mês, teremos uma pequena, mas sensível melhoria na arrecadação municipal.
Correio dos Lagos - Sobre as dívidas do Município ? Qual a situação atual ?
Rui - Infelizmente ainda são muitas, e seguidamente somos surpreendidos tanto pelas cobranças judiciais quanto por credores que batem à nossa porta cobrando dívidas do Município, que nem se quer sonhávamos que existiam. E lamentamos muito, porque embora esses compromissos não tenham sido honrados por alguns que se diziam bons governantes, quem deve é o Município e quem é penalizado é o povo, que deixa de ser beneficiado com casas populares, com estradas melhores, com uma série de benefícios e investimentos que pretendíamos realizar, mas que não está sendo possível, pois até agora, ainda tem máquina sendo recuperada.
Correio dos Lagos - Qual o setor que mais está sendo beneficiado em sua gestão ?
Rui - É claro que saúde e educação sempre foram prioridades dentro da administração, porém todos os setores são importantes e tem que ter atenção especial. Não podemos esquecer que quando assumimos a administração, nenhuma viatura ou máquina tinha pneus em condições de rodar e nosso primeiro ato no dia dois de janeiro foi comprar pneus para uma ambulância que precisava transportar doentes e não tinha condições. Hoje, além de todas as melhorias, a saúde foi beneficiada com novos equipamentos de informática,
aparelho para eletro-cardiograma, novo consultório odontológico com todos os equipamentos novos, além dos veículos adquiridos para atender a população, ou seja: um Fiat Uno para o PSF, uma Van de dezesseis lugares para
transporte de pacientes e uma ambulância modelo S10, todos zero quilômetro.
Também foi adquirido um Fiat Uno novo para a Secretaria de Agricultura,outro para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Educação, um Micro Ônibus novo e um Ônibus usado para transporte de alunos na Secretaria de Educação, e para a Secretaria de Obras, foram adquiridos uma caminhonete
Ford Courier e uma Retroescavadeira nova. Para um bom desenvolvimento da
Secretaria de Obras, seria ideal assumir uma prefeitura com o maquinário em dia, mas como é do conhecimento da população, infelizmente, isso não aconteceu. A falta de manutenção e cuidado nos obrigou a reformar
praticamente todas as viaturas da secretaria e, dentro das possibilidades, todas estão sendo reformadas, inclusive a Pá Carregadeira FR10, que por
muito tempo permaneceu no pátio, como um símbolo do desmando da gestão anterior, logo estará refeita e a serviço da população.
Correio dos Lagos - A maioria dos Prefeitos da região cita o transporte escolar, como dispendioso para os municípios. Em Anita, como está o transporte escolar ?
Rui - Na verdade o custo é alto, mas a educação tem que ser uma prioridade. Em nossa gestão, adquirimos um micro ônibus novo, compramos mais um ônibus usado e reorganizamos as linhas, até em função dos reassentamentos e do deslocamento de pessoal, de forma que hoje, com mais linhas e a um custo menor possível, todas as regiões do município são atendidas com um transporte escolar de qualidade. Hoje, por uma questão de exigência legal no
uso de símbolos e cores, todos os veículos do transporte escolar estão sendo reformados e recebendo nova pintura, com as cores do município. Também está sendo reformado um ônibus que em breve irá atender os alunos dos bairros mais distantes da cidade, favorecendo o deslocamento até a escola José Borges, especialmente nos dias de frio e chuva. No que se refere aos
acadêmicos que estudam em Lages, houve uma melhoria sensível, pois hoje contam com dois confortáveis ônibus, para o seu deslocamento. O custo desse transporte é dividido entre os acadêmicos e a Prefeitura Municipal.
Correio dos Lagos - Asfalto Anita/Barra Grande. Como está o processo ?
Rui - Todos sabem que no acordo inicial para a construção da Barra Grande, não foi incluída a obra, e nem durante o andamento da obra, não houve acordo para construção, pois não havia diálogo entre a administração anterior e o Consórcio, porém, graças ao bom relacionamento, a um processo de busca e parceria entre a comunidade anitense, o Secretário Regional Elizeu Mattos, a câmara de vereadores a administração atual, chegamos a um acordo com a BAESA para a construção e, ao contrário do que estava anunciado, conseguimos que a estrada beneficie o Bairro Borges e também a comunidade de Vila Petry. E hoje, com satisfação, podemos anunciar que no dia 16 de junho próximo, acontecerá o início da obra, no seu trecho II, com a presença do Governador do Estado, que também é parceiro da obra.
Correio dos Lagos - Sabemos que o Governador assinou um compromisso de liberação de recursos para melhorias no Estádio Municipal. Como está o projeto e que melhorias serão implementadas ?
Rui - O processo está em andamento e só não foi executado porque não houve a liberação dos recursos até o momento, porém existe a firme intenção do Governo do Estado e acreditamos que brevemente acontecerá a liberação dos recursos. Tão logo isto aconteça, iniciaremos as obras de reformulação do
estádio que contará entre outros benefícios, com urbanização da área, arquibancada coberta e toda infra-estrutura para bom desempenho das atividades esportivas desenvolvidas naquele local.
Correio dos Lagos - Sobre a Festa do Migrante. Como está a programação ?
Rui - Estamos trabalhando para que o Município possa realizar uma grande festa, que já está marcada para os dias 15, 16, 17 e 18 de novembro deste ano, com atrações que vão desde um baile de graça para a população, com Porca Véia e Grupo Cordiona, até um Rodeio Country de montaria em touros, no estilo de Barretos. No decorrer do tempo será anunciada toda a programação e as atrações da festa. O baile para a eleição da Rainha e Princesas da IV Festa do Migrante, será realizado no dia 04 de agosto, no ginásio municipal, e será animado pela Banda Detalhes.
Correio dos Lagos - Com o término das obras da Usina de Barra Grande, o movimento no comércio caiu consideravelmente. O turismo é uma alternativa para reverter esse quadro negativo ? O que está sendo pensado à respeito ?
Rui - Um projeto de desenvolvimento regional está em estudo junto com as empresas das Usinas Hidrelétricas e os municípios atingidos. Porém, para que possamos pensar em turismo, é necessário, antes de tudo, que haja um engajamento de toda a população, e nós temos certeza que haverá um grande
avanço nos próximos anos, se todos se derem as mãos e pensarem em soluções de forma coletiva.
Correio dos Lagos - O Senhor gostaria de deixar alguma mensagem ?
Rui - Agradecer a confiança e a compreensão do povo de Anita Garibaldi, e dizer que lamentamos que tenhamos que usar este espaço de um meio de comunicação para falar de coisas desagradáveis. Todos nos conhecem e sabem do nosso esforço para o progresso e o bem estar da população e queremos,sempre que possível e permitido for, aproveitar estas oportunidades para falar sempre de coisas construtivas e positivas, pois sentimos a necessidade de avançar, de melhorar cada dia mais, de olhar sempre para o futuro com a certeza de melhores dias para todos.
Deixe seu comentário