logo RCN

LABORATÓRIO AMBROSIO - DE OLHO NA SAÚDE

ALERGIA

O QUE É

Trata-se de uma intolerância do organismo à uma ou mais substâncias que, quando penetradas no organismo (inaladas, ingeridas, ou por contato com a pele) causam irritabilidade. As substâncias capazes de desencadear a alergia são chamadas de Alérgenos.

Quando alérgenos são detectados pelo organismo, células brancas do sangue que produzem anticorpos são ativadas. Estes anticorpos determinam a liberação de produtos químicos potentes que acabam provocando os sintomas alérgicos típicos.

Alguns alérgenos mais comuns são o pólem, a poeira, pelos de animais, penas, comidas, medicamentos, picadas de insetos, cosméticos e os famosos ácaros.

SINTOMAS

São diversas as manifestações da alergia, desde um simples lacrimejamento ou inocentes coceiras, até as doenças auto-imunes. A asma brônquia pode ser desencadeada ou agravada por razões alérgicas.

Na pele, as alergias se manifestam de várias formas, tais como as unticárias, as dermatites e eczemas.

Podemos ter a rinite alérgica, as coceiras no nariz, espirros sucessivos, coriza e congestionamento da mucosa nasal. Na parte respiratória a maior representante das alergias é a asma brônquia.

A alergia pode acometer ainda o sistema digestivo, com náuseas, cólicas, vômitos e diarréia.

Teoricamente o fenômeno alérgico pode afetar qualquer órgão humano.

Os alérgicos mais comum: Os Ácaros.

Os ácaros são seres minúsculos, semitransparentes, com cerca de 0,3mm invisíveis a olho nú. Pertencem ao filo dos artrópodes, como também os insetos, os crustáceos e os aracnídeos. Os ácaros chegam a colocar 30 bolotas fecais todo o dia, e estas sensibilizam o alérgico também.

Eles alimenta-se de restos de comidas, da descamação da pele humana e animal e dos fungos e mofo. Reproduzem-se com facilidade, precisando somente de um pouco de calor e umidade.

Anterior

SER CATEQUISTA

Próximo

Reunião discute as prioridades para o exercício de 2008

Deixe seu comentário