logo RCN

Ano Letivo de 2025 começando nesta segunda-feira (10)

  • SECOM -

O ano letivo de 2025 da rede estadual de ensino de Santa Catarina começa neste dia 10 de fevereiro e o Governo do Estado investiu em uma série de novidades para receber os estudantes catarinenses. A ampliação da oferta de aulas de inglês para turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto piloto com o método IntraAct de alfabetização e melhorias na infraestrutura das escolas estaduais são algumas dessas iniciativas.

Ampliação da oferta de inglês

Em 2025, os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de Santa Catarina passarão a ter aulas de inglês. Anteriormente, com isso, todos os estudantes desta etapa terão a oportunidade de aprender uma segunda língua nas escolas estaduais. 

Outra novidade, esta em todo o país, a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, já está em vigor. Cabe a cada uma das redes de ensino e escolas, públicas e privadas, definirem suas próprias estratégias de implementação até o início do ano letivo. A legislação surge em resposta ao crescente debate sobre o uso desses aparelhos nas escolas, que gera grande preocupação a especialistas e à população em geral, devido aos impactos negativos no aprendizado, na concentração e na saúde mental dos jovens.  

Na rede municipal de ensino em Anita Garibaldi, as atividades também estão sendo iniciadas nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, como já informamos recentemente em nossos canais.

No CMEI Anir Dalmora, o ensino em tempo integral será oportunizado para os alunos do berçário, maternal e pré-escolar 1 e 2. O ensino parcial terá uma turma no período matutino e uma turma no vespertino para alunos de 4 e 5 anos, definido em reunião com os pais, onde foi dialogado, apresentada essa possibilidade para atender a necessidade e desejo das famílias que foi aprovada por todos.

Nos núcleos e escolas do campo, o ensino em tempo integral será oportunizado para os alunos do berçário, maternal e pré-escolar 1 e 2. Na Escola José Borges da Silva, o ensino em tempo integral será oportunizado para os alunos de duas turmas do 1º ano do ensino fundamental, como um projeto piloto, com as atividades diversificadas no período matutino. Para as demais turmas o ensino continua parcial.

O Planejamento Anual para 2025, foi realizado na semana que passou, de forma coletiva com direção, coordenação pedagógica e professores, em cada unidade escolar.

As escolas do campo planejaram em conjunto com a Supervisão Escolar, buscando pensar no contexto escolar e estabelecer as ações e projetos para desenvolver durante o ano.

Semana Pedagógica marca a preparação para a volta às aulas em Vargem Anterior

Semana Pedagógica marca a preparação para a volta às aulas em Vargem

Secretaria Municipal de Educação de Anita Garibaldi se prepara para o início do ano letivo de 2025 Próximo

Secretaria Municipal de Educação de Anita Garibaldi se prepara para o início do ano letivo de 2025

Deixe seu comentário