É o fim de uma era. O presidente da FIFA, Joseph Blatter, surpreendeu o mundo do futebol ao entregar seu cargo na última terça-feira. Ele convocou novas eleições ao comando da entidade a qual preside desde 1998 e informou que não concorrerá neste novo pleito. Até lá, porém, seguirá no cargo, para o qual foi reeleito na semana passada, superando o príncipe da Jordânia Ali Bin Al-Hussein por 133 votos a 73. Em seu discurso na tarde de terça-feira alegou que embora reeleito para o cargo sentia que o mandato não fosse da vontade de todo o mundo do futebol. Logo após sua fala, o porta-voz da FIFA anunciou que a eleição deverá acontecer entre dezembro e março de 2016. Blatter cai após o escândalo das prisões de dirigentes da FIFA e o apoio integral da UEFA para seu concorrente que apesar de ser derrotado com uma “certa” folga provocou um segundo turno e com a vitória de Blatter, a Liga Europeia ameaçou um boicote dos países afiliados de ficar de fora da Copa da Rússia em 2018 o que tornaria a mesma sem interesse. Ainda na tarde, após o anúncio, o príncipe Jordanies e o ex- jogador de futebol David Ginola já se colocaram a disposição para concorrer ao cargo, mas Michel Platini presidente da UEFA surge como favorito nas bancas de apostas. Zico ex- ídolo da Seleção e do Flamengo, também cogita a candidatura. Novos capítulos dessa história, vem por aí.
Os desdobramentos deste capítulo triste da história do futebol surgem a cada dia mais novidades. Marin continua detido em Zurique e aguarda a extradição para os Estados Unidos, o que deverá ocorrer em alguns meses. Por aqui a Polícia Federal indicia o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira em quatro crimes: lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos. O processo corre paralelo ao caso de corrupção da FIFA. No Senado Federal Romário, consegue mais assinaturas do que necessário para instalar a CPI do futebol no Brasil, que investigará as obras superfaturadas da Copa do Mundo do Brasil e os contratos da CBF com empresas de marketing, marca esportiva e direitos televisivos com empresas de comunicação. Enquanto isso Dunga treina a Seleção que já está em Teresópolis para a Copa América no Chile, blinda a Seleção deixando a mesma fora dos escândalos extra-campo. No domingo enfrenta o México em amistoso na Arena Palmeiras em São Paulo e no dia 10 (quarta-feira) enfrenta Honduras no Beira-Rio em Porto Alegre. No dia seguinte embarca para o Chile, e no dia 14 enfrenta o Peru na abertura da Copa América.
Deixando um pouco assuntos tristes vamos falar de coisa boa, bola rolando e emoções a flor da pele. Não é que errei e feio, na semana passada na coluna quando citei que o Cruzeiro estava praticamente classificado para a semifinal. Não só foi eliminado como tomou um chocolate, só tem um ponto em quatro jogos no campeonato brasileiro e demitiu Marcelo Oliveira o técnico Bicampeão Brasileiro pelo clube. Vanderlei Luxemburgo que dias atrás foi demitido pelo Flamengo será o novo treinador da equipe mineira. Cristovão Borges vai para o Flamengo, Roger assume o Grêmio e o colombiano Osório já está no São Paulo. É a dança de treinadores neste início de campeonato nacional, que após quatro rodadas alcança um feito que só havia acontecido em 2003, no G-4 após 4 rodadas não ter nenhum dos grandes de São Paulo, do Rio, de Minas e do Rio Grande do Sul. Atlético Paranaense, Sport do Recife, Ponte Preta e Goiás lideram o brasileirão. Apesar de eu achar que não terão fôlego para todos se manterem neste patamar até o fim, mas quem sabe um ou outro se destaca talvez não pelo título mas para ficar com uma das vagas para a Libertadores. É muito cedo para isso? Depende, pois até agora os grandes ainda não apareceram.
E o Campeonato Intermunicipal de Futsal de Anita Garibaldi segue a todo o vapor. No último sábado aconteceu a terceira rodada da primeira divisão e com direito a primeira vitória da Academia Fit House de Anita sobre a CME de Capão Alto. Cerro Negro venceu mais uma, a terceira seguida e segue líder absoluto. A outra equipe de Anita, o Laboratório Alfa, não jogou na rodada, mas busca também a primeira vitória na competição. Neste sábado volta a quadra contra Campo Belo e neste é a vez do Fit House folgar. Como tem 7 equipes disputando a competição, uma folga por rodada , na fórmula todos contra todos, e ao final as 4 melhores se credenciam para as semifinais.
Deixe seu comentário