Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
A evolução após o AVC
Era para ser uma noite normal do dia a dia da anitense e doceira Roseli Canani e sua família, porém um Acidente Vascular Cerebral - AVC mudou aquela noite e os dias seguintes dela.
O fato aconteceu há três anos, ela estava em casa com a filha mais nova e um dos sobrinhos e sentiu entre um dos sintomas o lado direito do seu corpo ser paralisado. Após o diagnóstico, ela conta que foi encaminhada para tratamento, passando a frequentar o Centro Especializado de Reabilitação, na cidade de Lages, além do setor de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi.
Rose, como é mais conhecida, concedeu entrevista na sexta-feira (18), no encontro chamado "AVC, eu me importo", em Lages, promovido pela Rede de Urgência e Emergência da Serra Catarinense, falando de sua recuperação com o apoio do CER. O evento tratou sobre a linha de cuidados com o paciente com AVC e a importância do tratamento nas primeiras horas que se dá o AVC.
Atualmente a rotina de Roseli é ir a Lages no CER três vezes por semana e nas terças e quintas-feiras ela realiza fisioterapia na UBS Célio Valtair Gomes.
"Sou grata a muitas pessoas durante esse período que tive o AVC, aos profissionais do CER e da Secretaria de Saúde de Anita pela atenção que tem comigo, de modo especial a minha filha Jaqueline e o meu genro Diogo, a fisioterapeuta Carol e a Vera. Hoje me sinto muito melhor, motivada a querer melhor a cada dia. Eu iniciei o tratamento com cadeira de rodas, depois fui para o andador e hoje estou conseguindo andar só com o apoio de muletas", contou Rose.
O que é AVC?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é atualmente a doença que mais causa mortes na Serra Catarinense. O AVC ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.
Deixe seu comentário