logo RCN

Aumenta o número de pessoas com sífilis em Anita Garibaldi

Secretaria de Saúde está promovendo campanha junto ao Outubro Rosa e Novembro Azul para alertar sob a prevenção à doença

Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas de conscientização realizadas por diversas entidades, cada uma em seu respectivo mês, e têm como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em outubro, e conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata em novembro.
Este ano, os profissionais de saúde de Anita Garibaldi, escolheram além destes temas, abordar também uma doença que tem aumentado significativamente em nosso país e de forma alarmante em nosso município, a sífilis. 
A médica Vanessa Teles Souto, colabora com informações a respeito da doença e os dados a respeito da sífilis em Anita Garibaldi.

Sífilis
Segundo a médica, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, causada por uma bactéria que se chama Treponema pallidum. Ela pode apresentar várias manifestações clínicas dependendo do estágio (primária, secundária, latente e terciária). A possibilidade de transmissão é maior nos estágios primário e secundário. Pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou transmitida pela mãe infectada para o feto durante a gestação ou parto. O uso correto e regular da camisinha é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento da gestante durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita. 
Na sífilis primária o mais comum é o aparecimento de ferida, geralmente única no pênis, vulva, vagina, colo de útero, ânus, boca ou outros locais da pele, que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio da doença. Esta ferida não dói, não coça, não arde e pode estar acompanhada de caroços na virilha (popularmente chamados de ínguas). 
Na sífilis secundária os sinais e sintomas aparecem geralmente entre 6 semanas e 6 meses após o aparecimento da ferida descrita anteriormente. Podem aparecer manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e planta dos pés. Essas manchas também não coçam. Nesta fase também pode ocorrer o aparecimento de ínguas. 
A sífilis latente é conhecida por ser uma fase assintomática, ou seja, não existem sinais e/ou sintomas. O paciente geralmente não tem queixas. É dividida em latente recente quando a infecção tem menos de 1 ano, e sífilis tardia quando a infecção ocorreu há mais de 1 ano. A duração é variável e em qualquer momento podem aparecer sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
A sífilis terciária pode surgir de 2 a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.
O diagnóstico pode ser feito através do teste rápido, que é um exame prático e de fácil execução, no qual o resultado é dado em no máximo 30 minutos. Quando este é reagente, se faz necessário realizar um exame laboratorial para confirmação do diagnóstico. No caso das gestantes, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste reagente, não havendo necessidade de aguardar o resultado do segundo teste.
O tratamento de escolha é a penicilina benzatina, o qual deverá ser prescrito pelo médico. Cada estágio requer um tratamento diferenciado.
A sífilis que chamada de congênita é quando a doença é transmitida de mãe para filho durante a gestação ou até mesmo no parto. Com complicações dessa forma da doença há o aborto espontâneo, o parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e/ou morte ao nascer. E justamente por isso é importante fazer o teste, para detectar a sífilis durante o pré-natal e se este for reagente, tratar corretamente a gestante e seu parceiro para evitar a transmissão vertical. Quando a sífilis é detectada na gestante, o tratamento deve ser indicado por um profissional da saúde e iniciado o mais rápido possível. No caso das gestantes, é importante que o tratamento seja feito com a penicilina benzatina, pois este é o único medicamento capaz de prevenir a transmissão vertical. O parceiro sexual também deverá ser testado e tratado para evitar a reinfecção da gestante.
Os sinais e sintomas podem se manifestar logo após o nascimento, durante os primeiros 2 anos de vida da criança e até mesmo após. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas já estão presentes nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis pode ser fatal. Quando a criança nasce com sífilis congênita, ela deve ficar internada para tratamento por 10 dias, necessitando realizar uma série de exames antes de receber alta.

O diagnóstico
Em Anita Garibaldi, os testes rápidos para triagem de sífilis estão disponíveis gratuitamente apenas para as gestantes, pois se encontram em quantidade insuficiente para atender a toda população. Mas os profissionais da equipe de saúde conseguiram uma parceria com o Laboratório Alfa, anexo ao Hospital Frei Rogério, o qual dará 50% de desconto e o exame poderá ser feito a um custo de apenas 10 reais, durante todo o período da campanha (01 de outubro a 30 de novembro). Quem desejar fazer a triagem laboratorial poderá solicitar a realização do exame direto no laboratório, mesmo sem requisição. A médica Vanessa afirma: "É muito importante que todos façam, pois temos dados preocupantes e realmente alarmantes em nosso município. Esta doença tem se apresentado nas diversas faixas etárias, desde crianças até mesmo idosos. E como os sinais e/ou sintomas podem levar anos para aparecer, significa que a pessoa pode vir a apresentar a doença mesmo em uma época onde não tem atividade sexual regularmente", explica.

Para mais informações procure o atendimento de um profissional de saúde do seu município. 

Cuidados Paliativos: dando vida aos anos que nos restam Anterior

Cuidados Paliativos: dando vida aos anos que nos restam

Grupo Recomeço comemora um ano de atividades em Anita Próximo

Grupo Recomeço comemora um ano de atividades em Anita

Deixe seu comentário