Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Práticas de boa alimentação aliadas à qualidade de vida
No sábado, 31 de março, comemora - se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, sendo esta uma oportunidade de avaliar como estão as escolhas realizadas diariamente quando se fala em alimentação, pois essas escolhas refletem diretamente na qualidade de vida.
Para falar do assunto, a equipe do Correio dos Lagos conversou com a Bacharel em Nutrição, Viviany Schonardi Canani, que tem 23 anos de idade, é filha de Idione Regina Schonardi e Antonio Rogério Canani e concluiu a graduação recentemente pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
A anitense já está atuando na área com serviços prestados ao Hospital Frei Rogério e atendimentos particulares e, nessa conversa, a jovem demonstra o amor pela profissão e fala dos principais objetivos da nutrição, que é a alimentação.
Correio dos Lagos: Porque a escolha do Curso de Nutrição?
Viviany Schonardi Canani: Desde pequena, sempre fui muito curiosa quanto aos alimentos, e também muito decidida, não queria seguir os passos da maior parte da família: a área da Educação. Na adolescência, enquanto estava no ensino médio, com as perguntas de "o que você pretende fazer de faculdade?...", sempre me imaginei trabalhando diretamente com as pessoas, então comecei a procurar por cursos na área da saúde, pois a área da saúde sempre me chamou bastante a atenção. Não precisei pesquisar muito, li sobre nutrição e me apaixonei, não tive dúvidas da minha escolha desde então.
Correio dos Lagos: Qual a área que pretende atuar?
Viviany: Por ser apaixonada pela nutrição, gosto de todas as áreas, mas como falei acima, a área da saúde tem minha preferência.
Correio dos Lagos: Qual a importância desse profissional em instituições, escolas e mesmo no dia a dia das pessoas?
Viviany: Os alimentos estão presentes em todos os lugares e apresentados de diversas formas, o nutricionista fará com que ele seja ofertado na sua melhor forma, e nas quantidades adequadas para cada indivíduo em cada fase da vida, promovendo melhores hábitos alimentares e garantindo não só o desenvolvimento positivo durante o crescimento, mas também ajudando na manutenção de hábitos prevenindo doenças futuras.
Correio dos Lagos: Como você avalia a alimentação dos brasileiros?
Viviany: A alimentação brasileira apesar de já sofrer com a evolução global: as comidas processadas, fast-foods que estão cada vez mais presentes na mesa do brasileiro, felizmente a grande maioria ainda tem o clássico feijão com arroz pelo menos duas vezes na semana, o feijão com arroz garante, ao menos em parte, a melhoria das condições nutricionais. Pesquisas científicas já demonstraram que essa mistura satisfaz as necessidades básicas do organismo com relação às calorias e proteínas. Temos também o privilégio de morarmos numa região onde é grande a diversidade de alimentos resultando num cardápio bastante rico e variado.
Correio dos Lagos: O uso de alimentos processados, há alguns anos ganhou espaço na alimentação, deixando de lado o natural, o nutritivo. Como você avalia essa mudança e quais os problemas de saúde isso pode acarretar?
Viviany: Eu ouvi uma vez de uma professora a seguinte frase e a levo pra vida desde então: "Quando for pensar no que você está ingerindo, pense por quantos processos ele passou até chegar nas tuas mãos". Quanto mais natural o alimento, mais nutrientes ele irá possuir. Uma alimentação contendo em sua maioria alimentos processados será uma alimentação pobre em vitaminas e minerais e a falta dos mesmos pode acarretar em doenças.
Correio dos Lagos: Obesidade infantil é um problema decorrente da má alimentação. O que pode ser feito para mudar esse cenário?
Viviany: Os principais influenciadores nessa questão são os pais. A criança vê nos seus pais o seu referencial, pelas atitudes dos pais a criança aprende o que é certo e o que é errado. Hoje em dia é muito comum os pais não terem tempo de preparar um alimento adequado e acabam oferecendo aos filhos alimentos inadequados pela comodidade que eles oferecem. É preciso que as crianças tenham à disposição alimentos saudáveis e que seja um hábito a ingestão dos mesmos dentro de casa.
Correio dos Lagos: Quais os principais vilões da alimentação?
Viviany: Nenhum alimento é vilão, e sim um conjunto de escolhas erradas que acabam se tornando sim, o vilão da história. Uma pessoa que não possui doença relacionada à alimentação, alergia ou intolerância, que mantém uma alimentação saudável, não terá problemas ao comer algo que é considerado "fora do plano".
Correio dos Lagos: Que tipo de alimentação seria ideal e quantas refeições diárias são necessárias para se manter uma saúde de boa qualidade?
Viviany: Cada indivíduo tem sua particularidade, por isso a importância da nutrição e o profissional nutricionista para orientar de acordo com a rotina de cada um. Mas em um geral poderia citar como ideal uma alimentação que contenha quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões, rotina de horários e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, vitaminas e outros minerais.
Correio dos Lagos: Muitas pessoas só lembram de ter uma alimentação saudável quando o retorno aparece na balança com o aumento de peso. Na sua visão o que pode ser feito para mudar essa realidade?
Viviany: Acredito que esse seja o principal erro relacionado a alimentação, pois quando a pessoa quer perder peso "pra ontem" procuram qualquer método que faça milagres, e dessa forma se jogam em dietas da moda, cortam grupos de alimentos como os carboidratos que são a principal fonte de energia e importantíssimos para a manutenção do corpo, quando poderiam aderir a troca deles pelos integrais, que nutrem o organismo e ainda contribuem para a perca de peso de forma saudável. O que deve ser feito é uma reeducação alimentar, aliada com uma atividade física orientada, de forma a prevenir o aumento de peso e consequentemente doenças, tais como diabetes, hipertensão, etc. Outra coisa que deve ser sempre levada em consideração é que peso não define saúde, existem muitas pessoas que estão com o peso adequado, porém não são saudáveis.
Correio dos Lagos: Alimentação e exercícios físicos são fatores de boa saúde?
Viviany: Com certeza, um aliado ao outro só traz benefícios ao corpo e a mente.
Correio dos Lagos: O que você diria para as pessoas que estão pensando em mudar os hábitos alimentares?
Viviany: Que não deixem para amanhã. Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz o nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase "você é o que você come", porém, não é mais do que a pura verdade. Até o estresse, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere.
Deixe seu comentário