Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
Secretaria de Saúde de Anita cria Projeto 'Cuidando do Cuidador'
O aumento de casos de AVC e de Alzheimer no munícipio de Anita Garibaldi e a falta de conhecimento sobre estes problemas fez com que a Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do NASF, implantasse o Projeto "Cuidando do Cuidador", o qual tem como objetivo fornecer suporte ao cuidador e familiar do paciente com Alzhemeir e com AVC.
Os interessados deverão entrar em contato com a fisioterapeuta Bianca e a psicóloga Erislane, na Unidade Básica de Saúde Célio Gomes, no bairro Coopercampos, para cadastro e maiores informações. Segundo a secretaria da Saúde, Angela Canani Xavier, o projeto inicia em agosto, totalmente gratuito e com uma metodologia completamente diferenciada.
Os sinais da doença de Alzheimer
"O envelhecimento é um processo natural, inerente à vontade humana. A partir do momento que nascemos, começamos a envelhecer. Os anos vão passando, muitas vezes o estado civil muda de casado para o de viúvo e é preciso se readaptar, os filhos antes dependentes cresceram, se formaram, muitos saíram de casa e voltam para esporádicas visitas. Outros casam e reiniciam suas vidas, chegam os netos... ou anos passaram. Aos 80 anos, uma mulher sempre ativa, elegante e com uma postura impecável, sem se dar conta torna-se refém de seu cérebro. Primeiro repetitivas frases se fazem presente todos os dias em curtos intervalos de tempo. A cena de esquecer o fogão acesso sem se dar conta que o pano de prato está sobre a chama torna-se parte da rotina. Nomes dos netos começam a serem trocados e já não lembra mais do nome do mais novo, porém lembra com detalhes de como foi o dia de seu casamento há 50 anos atrás. Junto com a perda de memória, surge a desorientação de lugar e espaço, muitas vezes se perde no trajeto de casa ao supermercado, que antes era feito de forma automática. Confunde as pessoas. Fatos tornam-se contraditórios. Enfatiza-se a dificuldades da vida diária, tomar as decisões fica extremamente difícil e na grande maioria das vezes as decisões tomadas se desfazem em questões de horas. Tudo passa a girar em torno de questões financeiras. As alterações de humor oscilam da felicidade, a uma tristeza profunda. Neste contexto, volta a repetição de palavras. Começa algumas agressões verbais a quem contraria-los. Perda de peso já dá sinais, a ausência de apetite e dependência progressiva neste estágio fazem com que a família e amigos comecem a reconhecer os sintomas do Alzheimer.
A evolução do Alzheimer depende de cada pessoa, e há uma relação direta do desenvolvimento da patologia com o uso indiscriminado de benzodizepinicos (remédios para dormir).
O Alzheimer se apresenta como uma demência e perda das funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem) causada pela morte das células cerebrais. É uma doença neuro-degenerativa que interfere nas capacidades de trabalho, relação social, comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Em 2030 estudos mostram que serão 65 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo, a doença começa a dar seus sintomas a partir dos 50 anos e sua progressão varia de pessoa para pessoa. É uma doença que até no momento não tem cura, mais quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. Diante de todo este contexto, a maldade das pessoas em tirar vantagem desse requer muitas vezes intervenção judicial para a proteção do portador de Alzheimer.
A senhora então de 80 anos, já é completamente dependente. Os lapsos de memória, as ações impensadas, e todo o restante nos faz pensar como será amanhã. O remédio senão for dado na boca, como se faz como um bebê, não é tomado. Neste momento apenas uma certeza: volta-se a ser uma criança, frágil, sem capacidade de se cuidar e nem de discernimento. As filhas invertem de papel e passam a serem sua mãe."
Por:
Bianca Neves - Fisioterapeuta, especialista em saúde pública com ênfase em saúde mental.
Erislane Ribeiro da Luz - Psicóloga, especialista em avaliação psicológica.
Deixe seu comentário