logo RCN

Prestes voltar a operar, Balsa de Santa Ana apresentou problemas

Com as travessias interrompidas desde maio de 2022, quando a Balsa de Santa apresentou diversas irregularidades de ordem técnica e falta de recursos, o equipamento foi interditado pela Marinha. Neste período, após o estudo da legislação vigente, o Ministério Público concluiu que a responsabilidade de execução do serviço público de transporte aquaviário entre municípios distintos é do Estado de Santa Catarina, já que a Balsa Santa Ana liga os Municípios de Anita Garibaldi e Abdon Batista.

Depois de quase dois anos de negociações, mediadas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Anita Garibaldi e pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Estado de Santa Catarina (NUPIA – MPSC), o Estado de Santa Catarina liberou recursos estaduais ao Município de Anita Garibaldi, em abril de 2024, mediante transferência especial voluntária (TEV), no valor de R$ 195.878,72, para reforma e manutenção da Balsa Santa Ana de Anita Garibaldi. Por sua vez, o Poder Executivo Municipal se comprometeu a contratar empresa especializada para reformar a balsa, que executará os serviços necessários para o retorno de seu funcionamento.

Todos os reparos foram realizados pela empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal, e a Balsa estava prestes a voltar a funcionar. Na tarde desta quarta-feira, dia 11 de setembro, o inesperado aconteceu. Ao ser colocada nas águas do Rio Canoas para os testes, a mesma teve infiltrações e acabou naufragando. Quando a equipe percebeu o que estava acontecendo, o trabalho foi paralisado até que outra máquina fosse acionada para auxiliar na retirada da mesma.

“Já notificamos a empresa que realizou a manutenção, pois temos garantias dos serviços prestados. Não sabemos se ao largar na água acabou batendo em algumas pedras, ou o que aconteceu. No final do mesmo dia do incidente, a Balsa já estava fora da água para que a empresa esteja revisando o porquê da infiltração. Não chegou a afundar completamente, mas lamentamos o ocorrido e repito: Já notificamos a empresa que realizou a reforma e assim que estiver concluído iremos realizar os testes para a certificação”, disse o Prefeito Municipal de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva.

Júri condena Celsoramense em 23 anos de prisão Anterior

Júri condena Celsoramense em 23 anos de prisão

Santa Catarina enfrenta semana de calor intenso e baixa umidade do ar Próximo

Santa Catarina enfrenta semana de calor intenso e baixa umidade do ar

Deixe seu comentário