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Leitura e escrita

 Um desafio constante!

Na sociedade contemporânea, em que se multiplicam diferentes linguagens, mídias e suportes, a leitura conquistou um papel de destaque na última década. Ler e escrever passam a ser temas centrais no contexto das discussões em torno da aprendizagem ou do aprender a aprender.
A leitura e a escrita permitem ao estudante introduzir-se nas práticas sociais de linguagem e na vida profissional. Pode ser navegando na internet, lendo artigos científicos, literatura, história em quadrinhos, lendo gráficos e tabelas de economia etc.
A tecnologia cresce rapidamente. Informações cruzam o cotidiano, e dentro de todo esse contexto vem à tona a leitura e a escrita como um desafio, que deve ser enfrentado dentro de casa e no âmbito escolar. É lá nas séries iniciais que se formam os verdadeiros leitores e escritores. Aqueles que, com a fantasia e a imaginação, vão recriando histórias contadas. E quando descobrem as primeiras palavras sentem o prazer em ler, escrever e descrever mundos fantásticos e imaginários.
O leitor não se forma apenas nas academias, mas no cotidiano. E não é apenas tarefa da Língua Portuguesa, mas de todos os componentes curriculares, pois junto com a leitura vem a interpretação e a escrita, fundamentais e indispensáveis a todos os componentes.
Na escola e na família – A leitura não é um meio de adquirir somente informações. Ela torna crianças, jovens e adultos mais críticos criativos em relação ao conhecimento. Quando se fala em leitura e escrita, é de suma importância ter em mente que o docente ou a família deve mostrar o incentivo pela leitura e escrita, quer dizer: comentar livros preferidos, recomendar títulos, partilhar significados e motivar a leitura e a escrita.
A leitura influencia a escrita por vários motivos: o leitor toma contato com novas formas linguísticas, enriquece o vocabulário, descobre mundos e ampliar seus conhecimentos. É praticamente impossível que um apreciador da leitura não consiga escrever bem. Mas não podemos esquecer que ler exige certas habilidades. Para melhor aproveitamento, o leitor precisa ter capacidade de análise e interpretação. Só assim ele extrai substratos dos livros para seu texto. Para escrever bem, é preciso ter posição crítica e fazer a leitura do mundo. E quem não lê geralmente fica limitado ao seu mundo.
Portanto a família e a escola devem apontar caminhos tanto para a leitura quanto para a escrita. Não interessa o gênero lido ou escrito. O principal é o que cada gênero desperta. A comunicação é feita através dos diversos gêneros textuais. Quanto mais gêneros dominarmos, maior será nossa capacidade de comunicação, nosso desenvolvimento pessoal e nossa capacidade de exercer a cidadania. Parafraseando Drummod, diríamos que escrever só se aprende escrevendo. E lendo muito, muito mesmo.
Referência:
RAMA, Elaine Terezinha; BRUM, Maida Regina. Leitura e escrita. Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre, fevereiro de 2012. 
 
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