logo RCN

ALÍVIO PARA A COLUNA Parte 2

Por João Maria

MOCHILA ? Peso: ela nunca deve ultrapassar o equivalente a 10% do peso de quem a carrega, segundo padrão estabelecido pela Associação Americana de Ortopedia. Ajustes: a mochila deve estar sempre ajustada de modo a ficar rente às costas ? e, por essa razão, os especialistas indicam aquelas que vêm com cinta abdominal, acessório que se presta justamente a aproximar a mochila do corpo. Alças: não são duas por acaso. Elas têm papel fundamental na boa distribuição do peso. Acolchoados: eles não aliviam o peso da mochila sobre a coluna, apesar de muita gente lhes atribuir a função, mas servem para aproximar a mochila das costas.

Uma boa noite de sono: colchões-densidade: o bom colchão é aquele sobre o qual a coluna se apóia sem precisar encurvar-se. Em suma: ele não deve exceder na dureza nem ser macio demais. O fato é que não existe uma densidade ideal para todos, mas, sim, a melhor serve a cada pessoa, de acordo com o cruzamento de seu peso e altura. Material: do ponto de vista da coluna (e não propriamente do conforto), tanto faz que o colchão seja de espuma ou de molas, venha com uma ? desde que, no caso de molas, venha com uma camada extra de 8 centímetros de espuma, para lhe conferir a maciez mínima necessária. Travesseiros-Altura: o bom travesseiro é aquele que permite ao pescoço formar um ângulo de 90 graus com o ombro ? não importando de que material seja feito. Longevidade: travesseiros não duram mais do que cinco anos ? é o tempo em que ainda mantêm a firmeza adequada.

As causas da dor ? o que mais prejudica a coluna: 1) Má postura. Esse é um erro que por si só, aumenta em 25% o risco de uma de uma pessoa sofrer dor nas costas; 2) Sobrepeso. O excesso de peso castiga a coluna. Cinco quilos a mais na balança representam 15% mais riscos de dor; 3) Idade. O desgaste natural da estrutura óssea e dos ligamentos da coluna está na origem da dor nas costas típicas dos 60 anos; 4) Cigarro. A nicotina prejudica a circulação sanguínea e compromete a irrigação dos discos, aqueles espaços que ficam entre as vértebras. Isso provoca mais atrito entre eles; 5)Sedentarismo. A ausência de uma rotina de exercícios resulta na atrofia dos músculos que sustentam a coluna ? e por isso ela dói.

João Maria da Silva

Revista Veja ? edição 2 034 ? ano 40 ? n. 45 ? 14 de novembro de 2007 ? pp. 172 /74

Anterior

LEITURA E SUCESS0

Próximo

VISÃO POSITIVA - Por Jaime Folle

Deixe seu comentário

Editorial