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LEITURA E SUCESS0

Por joão Maria

Enquanto discutimos de quem é a culpa do insucesso do aluno na leitura e traçamos metas para mudar, precisamos dar conta de que todos os professores são responsáveis pelo avanço dos alunos na interpretação do que lêem. Afinal a Língua Portuguesa é a nossa língua-mãe e, independente da área em que atuamos, ela é obrigação de todos nós, falantes nativos.

É impressionante como dentro do nosso meio educacional as pessoas ainda batizam a Língua Portuguesa como mãe apenas dos profissionais que são graduados dentro da área de linguagem, da lingüística e da literatura. Esquecem-se que para atuar em qualquer ramo da ciência é necessário estar em comunhão com \"a última flor do Lácio, inculta e bela\", parafraseando o escritor Olavo Bilac em seu poema dedicado à nossa língua.

Para que possamos progredir em relação à leitura e melhoria no desempenho de nossos alunos, primeiro é necessário que todos nós profissionais da educação dividamos a responsabilidade de trabalhar a Língua Portuguesa com todos os nossos colegas. Eles precisam entender a importância de trabalharmos conjuntamente para obtermos bons resultados. A mudança deve ocorrer dentro de nós mesmos.

O professor como mediador ? Ser professor hoje é mediar o conhecimento, é fazer o aluno participante do processo de construção do conhecimento, que não está pronto e acabado.

Não podemos mais ignorar a deficiência do aluno em relação à leitura, fingindo que não estamos vendo. O resultado são estudantes que avançam na série e são insuficientes na leitura. Se fizermos uma pesquisa nas escolas brasileiras, veremos que em todos os níveis há alunos com grau de leitura e interpretação defasados. E nós precisamos encarar essa realidade como nossa e de todos. Vamos diagnosticar as deficiências e saná-las. Se nosso aluno precisa ser alfabetizado, letrado, faz necessário que o façamos já.

Chega de usar uma venda nos olhos. Vamos enxergar o que está acontecendo na leitura de nossos alunos e trabalhar essas deficiências ao invés de ficarmos maquiando os resultados, pois cedo ou tarde eles aparecem, e o que valerá não será somente o resultado final de sua escola, mas principalmente a percepção de sua qualidade de ensino.

Importa perceber que ler é tão amplo quanto a extensão do mundo. Trabalhar a leitura em todos os níveis é possibilitar um mundo mais justo, mais consciente, mais humano e solidário.

Imaginemos a satisfação de um estudante aprendendo as letras, as sílabas, as palavras e ele mesmo percebendo a amplitude do mundo dos letrados a cada conquista sua. Agora imagine essa mesma pessoa indo além da decodificação dos signos lingüísticos e podendo ler o indizível dos autores e o que está nas entrelinhas.

Depois de imaginar, é preciso tornar realidade. E depende de nossas ações para chegarmos ao sucesso da leitura.

Você é o que lê!

Jornal Mundo Jovem ? Ano 46 ? n. 386 ? maio ? 2008 ? p. 5

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