Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
COMPUTADOR NA ESCOLA
João Maria
O
computador não educa, ensina. A tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta para facilitar o aprendizado, mas não pelas razões que muita gente acredita.A chegada dos laptops às salas de aula de um número imenso de escolas brasileiras traz ao país uma questão sobre a qual educadores no mundo todo estão debruçados. Como fazer dos computadores, que abriram à humanidade uma nova dimensão de acesso às informações e à produção de conhecimento, um instrumento para transformar a velha escola, praticamente congelada no tempo desde o século XIX? Experiências recentes de países onde as crianças já usam a tecnologia para desbravar as matérias indicam que o efeito mais revolucionário dos computadores em sala de aula é o mesmo que os tornou imprescindíveis fora do ambiente escolar: sua capacidade de formar redes. Foi com a internet, à qual estão hoje conectadas, mais de um bilhão de pessoas em todo o planeta, que o computador deixou de ser um acessório para facilitar a execução de operações matemáticas e se transformou numa ferramenta por meio da qual se faz a troca de idéias e são compartilhados projetos de pesquisa que transcendem fronteiras geográficas.
Para as escolas, ter os estudantes entrelaçados por meio de redes virtuais é uma novidade ? e um avanço no aprendizado, como demonstram experiências (ainda isoladas) no mundo todo. Um bom exemplo vem do Japão. Estudar em rede lá tornou-se uma febre.
Diz Robert Metcalfe: quanto mais gente ligada a uma rede, maior é seu poder.
Os efeitos do computador na educação crescem exponencialmente quando seu uso ultrapassa as fronteiras da escola. Uma pesquisa conduzida pela OCD (organização que reúne países da Europa e os Estados Unidos), revelou que os melhores estudantes de 41 países são aqueles que cultivam o hábito de utilizar o computador em casa. O estudo esclarece as razões. Uma delas é que os alunos dedicam 30% mais tempo aos estudos atraídos por aulas virtuais. Os alunos participam mais das aulas virtuais do que das tradicionais. Outro impacto positivo dos computadores em casa é que eles ajudam a aproximar os pais da vida escolar, fator decisivo ao bom resultado acadêmico.
"A tecnologia substituirá a escola que conhecemos".
"Está provado que o computador não surte efeito na classe de um mau professor".
O sucesso do computador na sala de aula depende do bom uso que se fizer dele. É imprescindível o bom preparo do professor!
João Maria da Silva
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