Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
visão positiva
HOJE É CÔMODO SER HOMEM Por: Jaime Folle - colaboração de Joacir Gonçalves e Adriana Mallmann
"O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa, e a outra é o marido..."
Estamos passando por uma grande transformação de comportamento no que se refere ao mercado de trabalho entre homens e mulheres. Nas últimas décadas, o trabalho feminino tem ocupado cargos e postos, antes exclusivos dos homens. E é perceptível como isso tem crescido, numa proporção assustadora, chegando a uma situação preocupante por um lado, porém, confortável por outra, para alguns homens.
As atividades e os cargos eminentemente masculinos podem ser ocupados pelas mulheres, porém, grande parte das atividades das mulheres não estão sendo ocupadas pelos homens. Isso está transformando a mulher numa super mulher, multiplicando sua carga de trabalho em manhã, tarde e noite. Mas deve-se tomar muito cuidado para que essa super mulher não se torne uma super máquina humana.
Uma mãe pode, tranquilamente, substituir um pai; um pai jamais substituirá uma mãe. Têm funções femininas que, por mais que os homens queiram fazer, são difíceis de ser substituídas, assim como existem atividades masculinas que são difíceis de ser encaradas pelas mulheres. Entretanto, as mulheres encaram muitos desafios, enquanto os homens têm medo deles. Com isso, passam a ter deficiências comportamentais e distúrbios emocionais, desencadeando-se numa executiva com 99 vidas. Morre de um lado e nasce do outro para conseguir sobreviver aos conflitos interiores. A mulher não tem mais tempo de ser sentimental, convivendo com dois ou mais mundos diferentes, com várias realidades diferentes e conflituosas entre si.
A rotina de uma mulher começa muito cedo, com os afazeres domésticos e cuidados com os filhos, que ela não abre mão por motivos especiais. Vai ao trabalho e labuta num espaço antes ocupado por homens, com isso, o nível de stress aumenta, e ela ainda tem que retornar à noite para concluir outras atividades de casa, as quais o homem não aceita fazer. Além de cursos e treinamentos que tem que participar no horário noturno, para conseguir acompanhar a velocidade do mercado.
Os homens, ao contrário das mulheres, no momento que perdem seu espaço de trabalho acabam ficando numa posição confortável, pois a mulher dificilmente vai confiar que ele invada o seu espaço e, com isso, não quer conflitar o parceiro.
O homem que souber administrar o momento feminino atual, não se comprometendo com as obrigações do lar, vai ter uma vida muito cômoda. Enquanto a mulher se desgasta com o espaço fora e dentro de casa, se estressando com as mil atividades que desempenha, não tendo mais tempo para ela, o homem está com mais tempo para o lazer, para cuidar da saúde do corpo e da alma, privilégio anteriormente feminino.
É muito cômodo ser homem hoje. Porém, para ser um bom homem é preciso ter coragem e consciência disso e compartilhar com a sua mulher nos afazeres que ela está realizando em dobro, pois a comodidade que ela proporciona ao homem ao seu bel prazer tem que ser compartilhada e recompensada através de muito carinho, muito amor e muita atenção.
Até a próxima!
Deixe seu comentário