Lages recebe nesta semana mais uma edição do Programa Alesc Itinerante
IRMÃ ADELHARDE
Por João Maria
Anna Nolke, seu nome de Batismo e Irmã Adelharde, nome religioso, nasceu na cidade de Alubeken, Alemanha, no dia 27 de março de 1913. Terceira filha de três irmãos, sendo ela a caçula. Seu pai era funcionário público e sua mãe dona de casa.
Veio para o Brasil com 23 anos de idade, já irmã missionária, de Congregação das Irmãs da Divina Providência, chegando aqui no dia 19 de abril de 1933.
Seu primeiro local de trabalho foi em Rio Negro ? PR, ficando nessa cidade 14 anos e meio; Em seguida trabalhou em Tubarão ? SC, por 10 anos; Seguindo sua vocação religiosa trabalhou em São Paulo, na primeira vez, seis anos e na segunda vez, trabalhou por dois anos e meio; Seguindo atuou em Marechal Cândido Rondon ? PR por seis anos; Em seguida trabalhou em São Bento do Sul ? SC. Atuou também em Nortelândia ? MT, por três anos e meio.
Em todas as cidades em que trabalhou desempenhou com esmero as funções de Jardim, Pré-primário, Catequese, Artes aplicadas nas diversas aulas, internato, trabalho com Imigrantes, Escola Doméstica, Pré-Escolar, trabalhos com garimpeiros, Trabalhos manuais e outros.
Irmã Adelharde é brasileira naturalizada tendo muita satisfação por isso.
Em seguida veio para Anita Garibaldi, onde permanece por 25 anos, até agora. Oxalá permaneça muitos anos entre nós. Que Deus lhe dê muita vida e saúde. Aqui em Anita Garibaldi ? SC, atuou ajudando os Padres nas Capelas do interior, na merenda escolar, na coordenação da casa, entre outros.
Completou em 2008, 75 anos de vida religiosa e 95 anos de vida.
De 22 a 26 de abril de 2008 realizou-se a Semana Vocacional, atingindo as escolas e algumas comunidades do interior, bairros e matriz, que culminou com uma Missa solene, às 10 horas do domingo, dia 27 de abril de 2008 e com um saboroso e farto almoço, para confraternização nestas datas. Neste almoço se fizeram presentes amigos de Anita Garibaldi- SC, Lages- SC, São Bento do Sul ? SC, Curitiba ? PR, Rio Negro-PR etc.
As Irmãs da Divina Providência agradecem profundamente a todas as pessoas que participaram das solenidades em geral, da Missa, do almoço e tudo o que aconteceu alusivo a estes aniversários.
Irmã Adelharde: tudo o que dissemos aqui é pouco, quase insignificante perante tudo o que a Senhora fez e continua fazendo. Só mesmo Deus para recompensar tanta dedicação, desprendimento, boa-vontade e acima de tudo coragem.
Obrigado por ter existido!
João Maria da Silva
Deixe seu comentário