logo RCN

TV & EDUCAÇÃO

Por João Maria

Como Educar na TV? \"A televisão e outras mídias são professoras naturais das crianças. A questão é o que ensinam\". A televisão se bem usada eleva o nível de educação.

As crianças não aprendem apenas quando estão na escola. Elas aprendem desde a hora em que acordam até o momento em que fecham os olhos para dormir. A televisão e outras formas de mídia são professores naturais pelos quais elas têm atração. A questão é saber o que ensinam. Se conseguirmos usar o poder da televisão e outras mídias para promover ensinamentos sobre escrita, números, ambiente e diversidade, podemos, utilizar esse \"tempo livre\" em frente à TV para fomentar o amor ao aprendizado. Isto ajudará não apenas no desempenho escolar, mas também no futuro da criança.

Quem manda na programação da TV é a criança, que segura um controle remoto na mão, sentada no sofá, que, se ficar entediada, mudará de canal. Se não soubermos oferecer a essa criança algo interessante, não cum-priremos a nossa missão. Notamos que, por assistirem muito a televisão, as crianças têm paladar refinado.

Com relação à violência no Brasil e em outros países, não há como se sentir bem, ter auto-estima e valorizar o outro se você realmente não se sentir bem, com otimismo bem fundamentado. Devemos ter empatia: colocar-se no lugar do outro. Compreender o impacto que nossas ações têm nos demais.

O economista canadense Don Tapscott diz que, \"pela primeira vez na literatura, as crianças estão mais confortáveis, alfabetizadas e têm mais conhecimento que seus pais\".

A desvantagem da tecnologia é que nela tudo é tão rápido que nada é durável. O desafio é achar uma forma na qual o aprendizado seja duradouro em áreas como história, música, leitura, escrita ou cultura. Temos de criar cidadãos do século XXI a partir da tecnologia do século XXI.

A mídia tenta combater a obesidade, que é um assunto complexo. A tecnologia não é boa ou má em si, depende do modo como ela é usada.

Temos de proteger a inocência da infância, e no mundo de hoje essa é uma tarefa difícil. Devemos estimular as crianças a sonhar e a se empenhar para atingir seu maior potencial, abrindo uma janela para o mundo ao redor delas.

\"As crianças de hoje nunca saberão como era o mundo sem internet, celulares e mídia digital.

\"Se você delega uma tarefa a alguém ocupado, ele a executa melhor e mais rápido. O mesmo vale para as crianças. É melhor que não tenham muito tempo ocioso. Por outro lado, não vale a pena ser purista no uso da tecnologia. O importante é saber usá-la\".

João Maria da Silva

Anterior

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Próximo

VOCÊ É O QUE COME

Deixe seu comentário

Editorial