Lucas Neves confirma pagamento de recursos para agricultura e estradas rurais de Anita Garibaldi
Edson Varela - ‘Estrada Boa Rural’ diferenciado na Serra

-
- Deputada Ana Paula Lima (com Lula) anunciou as unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em SC
Na linha daquilo antecipado por Célio Pereira (PSD), os prefeitos da Amures não têm nada contra o programa ‘Estrada Boa Rural’. Entretanto, a maioria entende as estradas rurais na Serra precisam de tratamento diferenciado, em relação ao projeto proposto. Isso por causa do tráfego pesado que reduzirá a durabilidade do pavimento.
O prefeito de Campo Belo do Sul lembrava, numa conversa conosco, que o tráfego pesado com madeira, transporte de gado, maquinário agrícola e grãos no pós-colheita exigem pavimento mais reforçado. Diferente daquilo previsto no programa anunciado pelo Estado. O assunto foi para a pauta da Amures e os gestores serranos respaldaram um documento enviado à Fecam, para que a entidade intervenha, pleiteando adequações.
A ideia é que as camadas de base que precedem a pavimentação sejam reforçadas, dando durabilidade ao asfalto. A prefeita Carmen Zanotto disse que levou a demanda ao governador Jorginho e que pediu prioridade nas alterações. Ou seja, o programa para asfaltar trechos de estradas rurais está de pé, mas terá readequações para que o pavimento seja resistente e atenda a real necessidade nas vias interioranas.
OUTRA MUDANÇA – Não chegou a ir para a pauta na reunião da Amures, mas o prefeito Henrique Menegazzo (União), tem uma ideia para amenizar os custos da contrapartida dos municípios no Estrada Boa Rural. Defende a tese de, ao invés de valores totais oriundos de empréstimos (junto ao Badesc e BRDE), as prefeituras possam entrar com maquinário, equipes e até asfalto (comprado direto da Usina do Cisama). Numa estrada que custasse R$ 10 milhões, o governo aportaria R$ 5 milhões e a prefeitura esse mesmo valor, mas parte em dinheiro e o restante com outros serviços. Sobre isso ainda não há mudanças, ainda. Mas a ideia é boa!
ÁGUA BOA RURAL – Municípios catarinenses contam com o assessoramento da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS. O prefeito Henrique Menegazzo firmou termo de cooperação técnica com a estrutura. O propósito é fazer com que técnicos contratados pela ARIS efetuem o monitoramento da qualidade de águas nas áreas rurais de Anita Garibaldi. A partir disso, o estudo apresentará um diagnóstico daquilo que for constatado e propostas de melhorias.
Legenda: Menegazzo entre o presidente da ARIS (Martarello) e o prefeito Masselai de Palmeira
AINDA DA ÁGUA – Porque implementa políticas públicas de apoio aos municípios em relação às questões de abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Agência Reguladora (ARIS), efetuou a entrega de um veículo ao município de Cerro Negro. O industrial que também é prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, preside a ARIS e veio à Serra Catarinense entregar o ‘carango’ ao prefeito Adelar de Morais (Lai).
Legenda: Lai e Martarello com a chave na mão e o prefeito Duduca (Bocaina) por testemunha
CAMPO BELO DO SUL – Porque integrar Fecam, CNM, Amures e seus consórcios, tudo demanda contribuição dos municípios, o prefeito Célio Pereira (PSD) avalia deixar Campo Belo do Sul fora do Cisama. Talvez ainda mantenha a relação, mas quer mais retorno do Consórcio. “Devemos pagar pelos serviços que usamos”, aponta Célio Pereira e Campo Belo do Sul nunca acessou serviços do Cisama. “Estamos tentando chegar a um acordo que fique bom para todos”, cita o prefeito acenando que a ideia não é romper, mas ter serviços e pagar menos por isso.
CAMPO BELO AGRADECE – Prefeito Célio Pereira foi às redes sociais prestar um agradecimento cheio de pertinência. Mais uma vez o médico oftalmologista Ernani Garcia (um dos melhores da área no Sul do Brasil), arrumou um tempo na agenda e veio a Campo Belo do Sul liderar um mutirão. Trouxe com ele mais 4 profissionais que, juntos, de forma gratuita, atenderam mais de 60 pessoas. E a ideia é retornar antes do final do ano para mais ações do gênero. “É um gesto gigante de espírito comunitário”, aponta Célio Pereira, reconhecendo a ação liderada por Doutor Ernani.
Legenda: Prefeito Célio Pereira no gesto de agradecimento ao Doutor Ernani e equipe
CERRO NEGRO – Escola Otília Ungaretti está na pauta da Coordenadoria Regional de Educação. A unidade de ensino da rede estadual em Cerro Negro passará por reformas, adequações e melhorias. Aliás, nenhuma escola estadual aqui da Região dos Lagos ficará sem aparelho de ar condicionado para combater o frio rigoroso do inverno e o calorão de fevereiro e março. Parece algo básico e normal. Mas a maioria das escolas não possuía ar condicionado nas salas de aula porque a rede elétrica não suportava. A providência inclui melhoria nas instalações elétricas.
DISCRETO E PRESENTE – Em evento na metade do ano em Abdon Batista e mais recentemente no encontro regional do MDB de Curitibanos, lá estava Romildo Titon. Ex-prefeito de Campos Novos e deputado estadual por vários mandatos, Titon tem se integrado nas lidas do MDB. Mas ninguém sabe se retornará às disputas ou prefere atuar como incentivador dos projetos da sigla em 2026.
Legenda: Titon com o deputado e secretário Jerry Comper em Curitibanos
REPERCUSSÃO – Ex-prefeita Milena Lopes frequentou uma rede social, depois da operação do Gaeco em Vargem e em outros dois endereços dela. Não foi conteúdo relacionado ao assunto. Apenas compartilhou mensagem agradecendo a Deus. “Obrigado por cuidar de mim hoje”. Diz trecho do texto. Foi o suficiente para que internautas fizessem correlação entre ela, os fatos investigados e o PL, sigla que integra. A investigação segue em segredo de justiça.
CASO EM ANITA – Na gestão anterior em Anita, dois professores da rede municipal deixaram a sala de aula para atuar como Técnico Educacional. Um procedimento foi instaurado com direito à ampla defesa. Ao final, uma comissão opinou sobre o retorno de ambos às funções de origem por contrariar entendimento do STF de que a investidura deve se dar por concurso. O prefeito Henrique seguiu o decidido pela comissão e o episódio evidencia que os gestores precisam seguir aquilo previsto na legislação, sem improvisos. Por causa dos gastos elevados com pessoal, o prefeito ainda orientou em despacho que os dois cargos de técnico educacional sejam extintos já que há quantitativo suficiente no quadro.
CELSO RAMOS – O município de Celso Ramos é o único no lado catarinense da Região dos Lagos a ser contemplados com unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida do Governo Lula. São 20 casas que serão construídas e as famílias beneficiadas pagarão valor simbólico mensal. O critério para definição do município contemplado é técnico e não político.
Legenda: Deputada Ana Paula Lima (com Lula) anunciou as unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em SC
REPÚDIO – São nossas também as palavras daqueles que repudiaram um ato de pixação da escola de Educação Especial Caminho do Céu, a Apae de Campo Belo do Sul. Nada, absolutamente nada justifica palavras grosseiras e criminosas. Torcemos para que a Polícia Civil chegue à autoria do bandido ou da bandida da pixação!
Deixe seu comentário