BAESA concretiza ações durante a Semana de Meio Ambiente
A recuperação de nascentes em propriedades lindeiras foi a principal atividade desenvolvida durante a Semana do Meio Ambiente BAESA, realizada entre os dias 3 e 7 de junho em municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Destaque também para a palestra "O Desafio dos Sonhos", proferida pelo escritor Uili Bergamin Oz, e a inauguração da horta comunitária na Escola Educação Básica Emiliano Ramos em Capão Alto. Ao todo, cerca de 450 pessoas participaram das ações socioambientais promovidas pela BAESA.
A programação iniciou com a recuperação de nascentes. Em Pinhal da Serra, por exemplo, a atividade foi realizada nas propriedades lindeiras de Adão Firmino e Fabiano Duarte, nas comunidades Barra Grande e Cerro Alegre. Em Vacaria, os alunos da Escola Municipal João Becker da Silveira acompanharam a ação desenvolvida nas propriedades lindeiras de Roberto Bizotto e Gencil Borges, nas comunidades Fazenda Estrela e Baraúna. Já na cidade de Lages, foi feita a recuperação de quatro nascentes, localizadas nos bairros: Ferrovia, Vila Mariza, Guarujá e Tributo. Também foram distribuídos materiais informativos sobre as nascentes, orientação aos produtores rurais, plantio de mudas nativas e colocação de placas de identificação.
Nos dias 4 e 5 de junho, o escritor Uili Bergamin Oz ministrou a palestra "O Desafio dos Sonhos" na Câmara de Vereadores de Esmeralda, na Usina Hidrelétrica Barra Grande e na Escola Emiliano Ramos, em Capão Alto. Com muita simplicidade e bom humor, Uili encantou o público com lições bem interessantes, desde a definição do que é sonho até buscar novas descobertas para si próprio. Entre conceitos, histórias, reflexões, exemplos e risadas, todos foram estimulados a repensar atitudes, opiniões, metas, desafios e até mesmo a própria vida.
Ainda no dia 5 de junho, duas outras atividades foram desenvolvidas: a inauguração da estufa de produção de hortaliças, referente ao projeto "Horta Comunitária", indicado pelo Conselho Comunitário Consultivo; e a visita à Usina Hidrelétrica Barra Grande realizada pelos estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, de Vacaria.
No dia 6 de junho, agricultores de Pinhal da Serra foram orientados sobre como iniciar a produção de citros. O engenheiro agrônomo Odair Rosa, também produtor de citros, apresentou uma análise econômica e administrativa da propriedade rural com ênfase na citricultura. Na oportunidade, ele repassou informações relevantes sobre essa atividade econômica, destacando aspectos como as variedades, a forma de produção e o mercado consumidor.
A programação da Semana de Meio Ambiente BAESA foi encerrada com a Oficina Cores da Terra, no dia 7 de junho em Anita Garibaldi. Alunos da Escola José Borges aprenderam a preparar tinta com o uso da terra e fizeram desenhos e pinturas nas floreiras instaladas na Praça Gasparino Baby, ao lado do Ginásio Municipal.




Deixe seu comentário