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LEITURA E PROGRESSO

João Maria da Silva. Endereço eletrônico: joaomaria.ag@gmail.com

Os brasileiros não têm o hábito da leitura. Pesquisas recentes da Unesco, em 52 países, constataram que o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano, enquanto, nos países desenvolvidos, a leitura é de 10 livros por ano. Dos 52 países pesquisados, o quesito leitura e compreensão de texto colocaram o Brasil em 47º lugar. Os dados ainda revelam que temos, no país, 6 mil bibliotecas municipais e 60 mil bibliotecas escolares, porém a cultura da pesquisa nas bibliotecas é pequena, pois apenas um em cada 10 brasileiros vai com frequência a uma biblioteca. As determinantes para índices de leitura baixíssimos são: pouco incentivo à cultura da leitura na família, alto custo dos livros, insuficiente política pública de fomento à leitura nas escolas e bibliotecas públicas e precariedade de materiais e recursos humanos. Considerando que vivemos em plena era do conhecimento, ter acesso à leitura de qualidade é item básico para o desenvolvimento.

Conforme o dicionário, ler vem do verbo latino legere, que significa o ato de colher, juntar, selecionar, isto é, pertencia ao vocabulário agrícola, onde colher e armazenar eram atividades obrigatórias para sobreviver durante o inverno. O verbo latino inteler+legere significou "colher mentalmente", dando então o sentido de que leitura é um ato de compreender, perceber, discernir, reconhecer. Entretanto, o ato de ler é complexo e não se limita ao texto escrito, vai além, conforme afirma Freire (1986): "Ele se antecipa e se alonga na inteligência e compreensão do mundo". Para tanto, é fundamental uma interação entre o texto, o contexto e o sujeito-leitor. Já temos alguns projetos bem-sucedidos que promovem a leitura.

Leia mais. Ler é um ato de inteligência!

 

Referência:

SÁ, Gilberto. In. Diário Catarinense – 24 de outubro de 2009 – p.13.

João Maria da Silva.

Endereço eletrônico: joaomaria.ag@gmail.com

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