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SONO

João Maria

A ciência enfatiza que o sono é essencial à consolidação da memória e o desempenho intelectual. Ele define até quais são os horários do dia mais favoráveis ao aprendizado.

Sono e memória: Uma pesquisa recente desenvolveu o processo de armazenamento de novos conhecimentos relativo à atividade intelectual durante o sono. Além do aprendizado, também a memória motora e a espacial se consolidam à noite, cada qual numa fase do sono: memória armazenada: motora; fases 1 e 2 do sono: Nas duas fases mais leves do sono, o cérebro se encarrega de guardar informações relacionadas a atividades como tocar um instrumento musical ou praticar um esporte: memória armazenada: espacial: fases 3 e 4 do sono: Sem ela, responsável pelo senso de direção, não seria possível ir de casa para o trabalho sem a ajuda de um mapa; memória armazenada: intelectual: Fase REM (em inglês) movimentos rápidos dos olhos: A fase do sono na qual ocorrem os sonhos é fundamental à permanência no cérebro de novas informações relativas à atividade intelectual, como o que se aprende em sala de aula.

O processo de consolidação do aprendizado: 1) As informações captadas ao longo do dia chegam ao hipocampo, região do cérebro onde fica uma substância ? a acetilcolina ? capaz de receber e guardar temporariamente os conhecimentos; 2) Durante o sono a acetilcolina permanece praticamente inativa, uma vez que o cérebro não recebe novas informações; 3) Os cientistas descobriram que apenas com a acetilcolina inerte os neurônios conseguem formar uma rede por meio da qual as informações migram à outra região do cérebro, o neocórtex. É nela que fica armazenada a longo prazo a memória relativa ao aprendizado.

A qualidade do sono afeta diretamente as funções intelectuais e artísticas de modo decisivo, regulando as forças mentais durante o período ativo do dia e armazenando o conhecimento e as experiências valiosas da pessoa enquanto dorme.

O efeito do sono, ou a falta dele, sobre a disposição física e mental das pessoas é conhecido desde tempos imemoriais.

"O processo de esquecimento durante o sono é tão vital quanto o do armazenamento das informações. Sem ele, o cérebro entraria em colapso", afirma o neuropsicologista Flávio Aloé, do Hospital das Clínicas de São Paulo. O cérebro noturno é como um dínamo em atividade.

Ivan Izquierdo, argentino radicado no Brasil, chama de "reverberação" o movimento que determina a hora mais favorável para fazer uma revisão de matéria aprendida em outros momentos do dia. Para 90% das pessoas, o repouso ideal tem a duração de 8 horas. É o tempo necessário para concluir cinco ciclos de sono ? um padrão favorável tanto ao descanso como à memória.

O sono ideal para o aprendizado vai das 22 horas às 6 horas. Passamos um terço da nossa vida dormindo.

João Maria da Silva

Revista Veja ? edição 2.035 ? ano 40 ? nº 46 ? 21 de novembro de 2007.

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