logo RCN

Na minha opinião

Embora já tenha sido assunto do final de semana, mas ainda rende comentários mundo a fora, a organização dos Jogos Olímpicos. O País superou  todas as expectativas,  a Rio 2016 realizou um evento fantástico, que contou com alguns problemas pontuais que apareceram e rapidamente foram sanados. Dentre alguns destaques, a Vila Olímpica, a piscina verde e o caso da denúncia desastrosa sobre  o falso assalto  dos nadadores americanos que quiseram denegrir a imagem do País e se isentar de uma noitada de festa. Custou caro, a polícia descobriu, a imprensa americana caiu em cima e até patrocinadores deixaram de apoiar os nadadores. Mas a realidade é que, desde da cerimônia de abertura até a de encerramento da competição foi  um show e mostramos que temos competência para realizar um evento deste porte. Dentro dos locais de prova tudo magnífico, a torcida brasileira empurrou seus representantes e conquistamos com isso nosso melhor desempenho da história. Ficamos em 13º lugar na classificação geral, abaixo da previsão do COB que era permanecer entre os dez. Mas conquistamos 7 medalhas de ouro, 6 de pratas e 6 de bronze. Ao todo 19 medalhas, superamos a edição anterior em Londres e o melhor desempenho que tinha sido Atenas em 2004. O legado é que, apesar de vários problemas que o país tem devido a corrupção,  faltando investimentos em saúde, educação, desigualdades econômica e social, fomos capazes de mostrar nossas virtudes e valores ao mundo e que podemos superar todos os obstáculos.

Acredito que de todas as medalhas nenhuma foi mais festejada que o ouro no futebol masculino. Era essa que buscávamos há muito tempo, que batia na trave e não vinha, que craques como Ronaldo,  Rilvado,  entre tantos outros,  não conseguiram conquistar e garotos como, por exemplo, o goleiro Weverton, do Atlético Paranaense, nunca antes comentado e falado (goleiro seria o Fernando Prass e foi cortado por lesão) conquistou. Ele foi o responsável por defesas fundamentais durante toda a competição, e nas cobranças de penalidades máximas, justamente contra a Alemanha, pegou um que fez a diferença nas cobranças perfeitas de ambas as equipes. Aí coube a  Neymar cobrar e acertar a última cobrança para conquistarmos a tão sonhada medalha de ouro. Aliás este último é o único jogador do futebol brasileiro a conquistar uma medalha de ouro e outra de prata. Antes de começar eu já vislumbrava que a Seleção teria chances reais de ser campeã, começou meio desconfiada, mas se achou a cada jogo. Micale mudou a equipe, apostou em outros talentos que foram fundamentais para a conquista do ouro. Tenho absoluta certeza que esses garotos acrescentados a outros grandes nomes que a Seleção possui pode voltar aquele futebol arte que um dia apresentamos.  

 Falando nisso, agora as atenções se voltam para as Eliminatórias da Copa, e um dia depois das Olimpíadas o técnico Tite fez sua primeira convocação. Entre os convocados, 07 medalhistas de ouro, mas Walace e Luan que deveriam estar na lista ficaram fora. A surpresa foi Paulinho do chinês Guangzhou Evergrande, o atacante Taison do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, e acreditem, o meia Giuliano, ex-Inter, Grêmio e agora no Zenit da Rússia. Ele afirmou que escolheu os melhores no momento, que pequenos detalhes alteram a convocação, justificando assim as ausências de jogadores como Arão do Flamengo e Geromel do Grêmio. Afirmou que hoje o Brasil está fora do G4 de classificação para a Copa e vive um momento ruim. Não gostei da lista em sua totalidade, mas enfim, é com essa que vamos para os dois próximos jogos,  contra o Equador no dia 01 de setembro em Quito e contra a Colômbia no dia 06 em Manaus. Como afirmei anteriormente, não tenho dúvidas que o Tite é o melhor nome para comandar a Seleção, mas precisa apostar em outros jogadores, respaldo ele tem,  tanto da torcida, como da imprensa e dos jogadores. Agora é a hora da virada e  do reencontro com o futebol campeão. Este é o momento ideal para isto, com novo treinador e uma conquista olímpica. 

Anterior

Na minha opinião

Anita sedia rodada de estreia do Campeonato Regional de Veteranos Próximo

Anita sedia rodada de estreia do Campeonato Regional de Veteranos

Deixe seu comentário