logo RCN

Na minha opinião

Começou o Campeonato Brasileiro de Futebol, o qual se estenderá até o mês de dezembro, onde serão 38 rodadas pela frente, em um campeonato longo no maior nacional do mundo. Em jogo o título máximo e mais importante do País e as vagas para a Taça Libertadores e Sul-americana em 2017.  Entre os favoritos o Corinthians atual campeão brasileiro, mais as equipes que disputaram (ou ainda) a Taça Libertadores da América. Poderia colocar mais o Santos e talvez o Flamengo, o resto, na minha opinião, ninguém no momento tem reais chances de levantar a taça ao final do ano. Aí vocês me perguntam: como pode prever isso se a competição mal começou? Concordo.  Mas, clubes como o Cruzeiro, que nem para final do seu estadual chegou, e olhe que não disputou a competição continental, Inter que na estreia não consegue ganhar da fraca Chapecoense que brigará para não cair, Botafogo que veio da segunda divisão com elenco fraco, esses entre outros, dificilmente terão chances. Isso poderá mudar, é claro, durante a competição e dependendo das contratações, mas começar uma competição que cada jogo é importante para o somatório final e com resultados iniciais adversos é no mínimo preocupante. 

A Série B também teve início no último fim de semana e entre os três representantes de Santa Catarina, o único que iniciou com vitória foi o Criciúma enfrentando o Náutico no sul do estado. Já o Avaí iniciou perdendo em Salvador para o Bahia, enquanto o Joinville empatou com a Luverdense no Mato Grosso. Vale lembrar que os dois últimos foram rebaixados ao final do campeonato passado. Mas a grande surpresa deste início foi a estreia do Brasil de Pelotas do Rio Grande, que vem numa crescente nos últimos anos. Saiu da D, foi a C em 2015 e está na B em 2016  estreando com vitória sobre o Paraná, tendo boa arrancada. Também é muito cedo para qualquer especulação, mas o ritmo inicial projeta algo que podemos ou não alcançar. Neste quesito Santa Catarina está muito melhor que o estado vizinho, não só pelo número de participantes nas principais divisões, mas também por mantermos duas equipes há alguns anos entre a elite, equiparando ao estado gaúcho que há muito não tem ninguém fora a dupla Grenal. Torcemos, é óbvio, para que Chapecoense e Figueirense consigam a manutenção e que subam mais equipes, não só de Santa Catarina, mas de repente o xavante gaúcho seria muito interessante. Na Série C, que ainda não começou, não há catarinenses, apenas Juventude e Ypiranga do RS.

A Copa do Brasil em sua segunda fase já classificou algumas equipes para a terceira, vencendo a equipe por dois gols de diferença como visitante, no primeiro jogo.  É o caso de Ceará, Santa Cruz, Bragantino, Ponte Preta, Santos, Cruzeiro e Fluminense. Neste meio de semana acontece os jogos de volta desta fase, e iremos conhecer 10 classificados, restando as últimas três vagas para junho, formando as eliminatórias de 20 equipes na próxima fase. Nesta fase irá classificar os 10 clubes para as oitavas de finais. É aí que entram as 5 equipes que disputaram a Taça Libertadores da América, mais o Internacional 6º colocado no Campeonato Brasileiro de 2016, formando as 16 para as oitavas de final. Daí pra frente os confrontos serão definidos por sorteio e, enfim, começará a fase quente da segunda competição mais importante do País. Chapecoense e Figueirense são os únicos catarinenses vivos até o momento e dependem só de si, vitória simples nos jogos de volta aqui no estado.

Final do Campeonato Municipal  de Laço edição 2015/2016 Anterior

Final do Campeonato Municipal de Laço edição 2015/2016

Abdon Batista tem bons resultados na etapa microrregional do JESC Próximo

Abdon Batista tem bons resultados na etapa microrregional do JESC

Deixe seu comentário