logo RCN

Na minha opinião

Domingo começam as decisões dos estaduais pelos País,  e alguns duelos impensáveis no início dos respectivos campeonatos jamais estavam previstos. É o caso de Audax x Santos, quem diria que o paulistão teria o desconhecido time de empresários, comandado pelo ex-atleta Vampeta. A equipe eliminou o São Paulo e na semifinal o todo poderoso Corinthians. Disputará a final com o Santos que passou pelo Palmeiras nos pênaltis. Este último, foi eliminado em menos de uma semana das duas competições que disputava, a Libertadores e Paulista. No Rio Grande outra surpresa daquelas, o melhor time do Campeonato Gaúcho, o Grêmio, com um dos melhores ataques do Brasil até agora, ficou pelo caminho. Disputou a semifinal com o Juventude, poupou atletas em Caxias na quinta, que lhe custou caro no domingo. Jogou muita bola, massacrou na Arena, mas não foi suficiente, pois parou nas boas defesas do goleiro Elias. A equipe de Caxias vai para sua 6º final e mais uma com o Inter que venceu o São José e tentará o hexa gaúcho. Em Santa Catarina teremos Joinville e Chapecoense, dois grandes duelos, entre a melhor equipe do primeiro turno, contra a melhor do returno. Em Minas, teremos Atlético x América-MG, e para completar no Carioca, Vasco x Botafogo. O Vascão mais uma vez passou pelo Flamengo, que tem virado freguês vascaíno nos últimos anos.

A Libertadores entra numa nova fase esta semana, são os jogos de ida das oitavas de finais e  com os brasileiros em campo. Ontem foi a vez do Grêmio enfrentar o Rosário Central na Arena, o Galo Mineiro ir a Argentina enfrentar o Racing e o Corinthians enfrentou o Nacional no Uruguai, jogos esses pós- fechamento de edição. O jogo de ida é muito importante podendo encaminhar as classificações. Dois jogaram fora de casa e um em seus domínios, esperamos que tenham saído com sucesso. Já nesta noite, o São Paulo enfrenta o Toluca na capital paulista e também busca um bom resultado para encaminhar a classificação. Enfrentará pela frente o bom time Mexicano, que no começo da competição continental ninguém imaginava que se classificaria e muito menos terminaria em primeiro do grupo, podendo definir sua vida em território mexicano. Agora com certeza é pra valer, ninguém pode errar, vale o título mais cobiçado da temporada, com exceção do mundial de clubes no final do ano. O Brasil tem quatro bons times na disputa e todos, ao meu modo de ver, com chances reais de título. A sorte está lançada, quem tiver competência e contar também com essa "sorte" que não faz mal pra ninguém e muitas vezes ajuda a definir classificações, dará um passo a mais na luta pela Taça Libertadores. Em jogo: tradição x momento x qualidade.

Outra competição que finalizou foi a Primeira Liga, sem muita pompa é claro, mas o Fluminense conquistou a competição experimental encima do Atlético Paranaense. Está certo que aos olhos de muitos foi pouco expressiva, mas de certa forma foi um sucesso e  não tenham dúvidas, veio pra ficar, marcar presença no calendário oficial da CBF e enxugar os campeonatos estaduais na próxima temporada, que mal terminou e já começam as provocações. A Ferj exige que para 2017 Vasco e Botafogo que disputarão o Campeonato Carioca sejam os representantes do estado na edição do ano que vem. A direção da Liga rechaçou e disse que os filiados têm prioridade, que buscaram uma vaga na pré - Libertadores e anunciou que terá 16 equipes na próxima edição, com 3 representantes de cada estado, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  Em contato com a CBF, a organização encaminhou ofício para a disponibilidade de datas. Os próximos capítulos dessa novela terá nova queda de braço. A Confederação anunciou que exigirá os campeões e vice dos estaduais. Na prática, isso poderia excluir da competição alguns de seus fundadores, como Grêmio, Cruzeiro e Flamengo. Esses clubes estão fora da final de seus respectivos Estaduais. O Fluminense, por ter conquistado o título deste ano da Liga, teria vaga assegurada. Na hipótese dessas ausências, a competição estaria descaracterizada e inviabilizada. A Primeira Liga, porém, atesta que é independente da CBF e das federações e que, por isso, não dependeria de critérios dessas entidades para definir o formato de seu torneio. A entidade sofreu no ano passado e no início de 2017 uma forte campanha da CBF, que agia nos bastidores, para que não prosperasse. Apesar da oposição da confederação, conseguiu organizar seu torneio, vencido pelo Fluminense na semana passada e que teve ótima aceitação do público. Para a CBF, a Liga representa uma ameaça, uma vez que a confederação não admite perder o controle das grandes competições nacionais para os clubes.

Dia do Pedal reúne ciclistas em Anita Garibaldi Anterior

Dia do Pedal reúne ciclistas em Anita Garibaldi

Celso Ramos conquista o segundo lugar nos Joguinhos Abertos Próximo

Celso Ramos conquista o segundo lugar nos Joguinhos Abertos

Deixe seu comentário