logo RCN

Na minha opinião

 Domingo foi o dia que colocou Santa Catarina em evidência em todo o Brasil e também no exterior. Foram duas situações opostas mas que marcaram  nosso estado na mídia. Por um lado vivemos a glória de ter em 2014 a permanência do Criciúma, que se recuperou nas últimas rodadas e acabou sofrendo um duro revés contra o Botafogo. Contou com a sorte permanece na elite. A ele, se juntam Chapecoense e Figueirense o que coloca Santa Catarina como o segundo estado com maior número de participantes, fato inédito depois que a principal competição passou a ser disputada por pontos corridos. Lá atrás pelos anos 70 e 80 já tivemos até 4 representantes na elite, mas era quando fórmulas e viradas de mesa eram constante e o campeonato era disputado até por 100 equipes estilo Copa do Brasil. Portanto, senhores,  crescem os olhos para saber como o futebol catarinense evolui tanto.

 
 
Mas por outro lado Santa Catarina foi destaque pelo mundo afora pelas cenas lamentáveis que aconteceram na maior cidade do nosso estado. Não queremos aqui achar culpados,  todos perdem.  O que de fato é necessário fazer urgentemente é prevenir, seguir exemplo de outros estados pode até ser um caminho. Na verdade foi um conjunto de erros em Joinville, começou com as torcidas organizadas onde só tinha homem, sem mulheres e crianças.  Passou pela falta de segurança particular dentro de campo, a questão do MP não cabe a mim pois não estou por dentro da lei, a PM só a cumpriu, e na hora que garantiu a segurança ela foi bem feita. Mas a grande questão é que mesmo que tivesse o Exército na beira do campo, se marginais resolverem agir,   não se poderá evitar. Algumas punições deverão  ser repensadas para que ano que vem na Copa do Brasil não se torne um campo de guerra e se transforme na copa do terror.
 
 
 O Campeonato Brasileiro terminou de forma lamentável, mas não se apaga o brilho daqueles que fizeram durante todo o ano um grande campeonato, caso do Cruzeiro campeão do início ao fim. Éverton do Altético Paranaense foi o artilheiro com 21 gols e seu clube conquistou a vaga para a Pré-libertadores. O Grêmio, apesar de altos e baixos, manteve-se sempre entre as equipes da ponta, tornou-se o vice-campeão, conquistou a vaga direta para a fase de grupos da libertadores. Já o Botafogo seca a Ponte Preta para também ir à Pré-libertadores. A decepção da competição ficou com os cariocas que pela primeira vez caiu dois grandes entre eles o campeão da competição anterior. E o  estado de São Paulo que após 14 anos ficarão  sem representantes na competição continental, mas pode mudar. Basta a Ponte vencer a Sulamericana e o Brasileirão terminar no tapetão, aí o Fluminense se salva o que seria muito ruim para imagem do brasileirão.
 
 
Por aqui  tivemos o primeiro Grenal depois de quase trinta anos valendo pontos numa competição oficial. Confesso que não gostei do que vi, um nível técnico terrível e venceu o menos ruim. O que contribui para isso foi o jogo envolvendo Cebolão e São José antes do clássico disputado às 14h 30 pelo Camping Canarinho. Acredito que faltou dialogo entre as organizações das duas competições e precisamos trabalhar todos juntos para a melhora do futebol anitense. É preciso um calendário único e que ele seja cumprido, o que não pode é o  torcedor estar num local e ter que sair as pressas para ir para o outro, você imagina para os atletas. Resultado: jogo ruim em ambos os jogos, divisão de torcedores e quem perde com isso é o futebol anitense que tanto se quer resgatar.
 
Mas o lado bom é que conhecemos os finalistas das duas divisões  do  Campeonato do Camping Canarinho e neste domingo  acontece as semifinais. Pela primeira divisão teremos o líder do campeonato  River de Abdon enfrentado o Marmeleiro e Cebolão pega  o Amigos de Cerro Negro. Será em jogo único e os vencedores decidem no outro domingo a competição. Dois anitenses, contra as duas equipes dos municípios vizinhos será uma briga de gigantes. Vale a pena conferir como sempre digo no domingo todos os caminhos nos levam ao Camping Canarinho.
 
Anitense busca o sonho no futebol Anterior

Anitense busca o sonho no futebol

Escolas realizam II Torneio Interescolar de Futsal de Pinhal da Serra Próximo

Escolas realizam II Torneio Interescolar de Futsal de Pinhal da Serra

Deixe seu comentário