logo RCN

NA MINHA OPINIÃO...

 Semana decisiva na Taça Libertadores da América. Em 3 grupos esta é a última rodada da fase,  e nos outros 5  é a  penúltima. É nesses  que  estão as  equipes Brasileiras e teremos os encaminhamentos para a classificação. Corinthians é a única equipe do País já classificada para a próxima fase. O Cruzeiro jogou na terça e depende só de si para seguir adiante, na próxima semana.  Nesta noite o Internacional no Chile pode classificar  dependendo dos resultados ou encaminhar a classificação. São Paulo entrou na  rodada com chances de classificação a não ser que os resultados desta quarta-feira (pós fechamento de edição) tenham interferido nesta tendência. Quem corria mais risco de ser eliminado nesta semana é o Atlético Mineiro, esperamos que isso não tenha acontecido. Por mais que as demais  equipes do País , com exceção do Timão  não começaram bem na competição, todos estão com boas chances de classificar para o mata-mata. A rodada desta semana define praticamente boa parte das vagas e o que cada um tem que fazer na última rodada. Bom para o  argentino  Boca Juniors que junto com o Corinthians estão sobrando na competição.

 
Também temos decisão neste meio de semana na Copa do Brasil. Serão definidos os confrontos da 2º fase. Os catarinenses estão bem na foto, com exceção do Joinville que já foi eliminado. Chapecoense,  Figueirense,  Criciúma e Avaí  estão na próxima fase.  Entre os gaúchos o Caxias foi eliminado, já o Grêmio deve ter confirmado a vaga (ontem a noite)  e o Lajeadense esta noite em Bragança Paulista necessita apenas de um empate. Faço o exemplo desses dois estados para mostrar o crescimento notório do futebol catarinense. RS e SC têm três vagas na competição e pode até  ter mais devido ao raking nacional. Por isso,  mesmo Inter e Grêmio não ficando entre os três primeiros lugares do seu estado (o que é pouco provável)  sempre terão vaga assegurada . Mas aqui em Santa Catarina é diferente, temos as 3 vagas e asseguramos mais 2 pelo Ranking . O bom  de ter equipe na Série A e B,  é que o desempenho melhora e abre mais vagas. Enquanto Caxias no Rio Grande cai para a segunda divisão do seu estado, e  poderá ter no máximo 2 representante o estado  na fase seguinte, por aqui temos 4 garantidos. É mole? Não! É a força do futebol catarinense.
 
Digo força, porque o nosso estadual é de tirar o chapéu. Quatro equipes de Série A, e uma de Série B, onde ninguém arriscaria dizer quem seria o campeão. No andar da carruagem, apostei em Figueirense e Chapecoense. O Joinville cresceu e tirou a vaga da equipe do Oeste. Já o Avaí fez um péssimo campeonato. Mas na minha opinião,  o maior destaque do estadual é o Inter de Lages. Veio da segunda divisão, conseguiu em 2015 quatro feitos em um mesmo campeonato e pode ir além. 1º se manteve na primeira divisão após retornar  depois de 14 anos; 2º garantiu vaga no Hexagonal final; 3º vaga em competição nacional após 47 anos;  4º Ficar a frente de equipes como Criciúma e Avaí, ostentar a melhor posição em trinta anos.  E com tudo isso pode ser coroado com a tão sonhada e inédita vaga na Copa do Brasil. Que espetáculo, os Deuses do futebol devem abençoar o Leão Baio que no domingo joga a partida que o colocaria entre os grandes do futebol nacional. E Deus quis que o Figueirense já estivesse classificado, poupando jogadores para a final e de sangue doce. É tudo que o torcedor lageano e serrano gostaria, falta apenas combinar com o Figueira, ou melhor, nem precisa. É só ugir mais forte e sacudir a ilha.
 
Em compensação os dois principais campeonatos do País pecam na organização e regulamento. No Rio,  os clubes estão em guerra com a Federação,  o regulamento é tão esquisito que na primeira fase (todos contra todos)  quem chegasse na frente já é campeão com Taça e tudo e os quatro  primeiros fazem a semifinal, onde o campeão da 1ª fase joga por dois empates. A outra fórmula  com duas taças (turno, returno e cruzamentos) era mais simples e adequada. Mas o triste é o Paulistão, o maior campeonato do país tem o pior regulamento. Quatro grupos na primeira fase, (jogos entre grupos) totalizando 20 jogos. Aí classifica 8, dois por grupo  (que não se enfrentaram)  e as eliminatórias e semifinais em jogo único. Ou seja, se a equipe de melhor campanha, como o Corinthians, jogar mal,  poderia ser eliminado pela Ponte Preta, e só não foi porque teve uma ajudinha , bem como o Palmeiras. Agora é semifinal e da mesma forma o melhor time do Brasil não pode jogar mal senão ficará fora da final. Injusto para quem fez melhor campanha, dois jogos permite a recuperação. Aqui não. Se vacilar de nada adiantará ter tido o melhor desempenho.
 
CME de Anita Garibaldi promoveu curso para árbitros Anterior

CME de Anita Garibaldi promoveu curso para árbitros

Campeonato Municipal e Intermunicipal de Futsal Masculino e Feminino e Voleibol Feminino Próximo

Campeonato Municipal e Intermunicipal de Futsal Masculino e Feminino e Voleibol Feminino

Deixe seu comentário